quarta-feira, 1 de agosto de 2012

São Gilberto e a vida de oração

           

          O povo santo de Deus foi conduzido pelo braço forte e mão poderosa do Senhor saindo da terra da amargura e da opressão à uma terra onde corre leite e mel. Assim, nos atestam as Sagradas Escrituras salientando o poder de Deus que atua em favor de seu povo escolhido e eleito.
            Na plenitude dos tempos o próprio Deus quis vir morar conosco e em seu Filho único, Jesus Cristo, todos os renascidos pelas águas batismais são chamados de "filhos de Deus". E para que possamos responder à este chamado, somos convidados a entrar em uma intimidade com o Senhor através da vida em oração e de oração.
             Não há possibilidade alguma ao ser humano estar nesta dinâmica a não ser pela vida de oração íntima com o Senhor. É Jesus quem nos ensina a orar (cf. Lc. 11,1-4). Assim, viveram os santos numa profunda intimidade com o Senhor e através da oração foram fortalecidos para a vida fiel no seu seguimento.
             São Gilberto, nos escrevem seus biógrafos, era um homem de profunda oração. Ele passava noites acordado numa íntima união com o Senhor pela oração. A oração é a vida do coração novo e, só é possível este coração novo numa harmonia e comunhão de vida e fé. São Gilberto ficava de joelhos e se levantava durante várias horas em sua oração. 
              Sua oração vocal buscava um encontro pessoal com o Senhor, pois, a oração vocal é um elemento indispensável da vida cristã. Para que essa realidade se realize na vida do orante faz-se urgente e necessário uma oração que conduza à contemplação. 
               Mas o que é a contemplação? Nos ensina a grande Santa Teresa de Ávila: "Outra coisa não é, a meu parecer, oração mental, senão de tratar de amizade, estando muitas vezes a sós com Quem sabemos que nos ama". Assim, a contemplação é a oração do filho de Deus, do pecador que consente em acolher o amor com que é amado.
               São Gilberto vivenciou toda a beleza da vida em oração e de oração. Pois a oração o conduziu à uma profunda intimidade com o Senhor que tornou-se em sua vida, através da meditação uma busca.
               A quem se busca na oração? Se busca unicamente o Senhor, o Amado por excelência. Ao entrar ele em oração, a sua meditação e contemplação o conduziram à comunhão, nesta comunhão, o orante conforma a sua vida com o seu Criador e Redentor, recupera a sua imagem e semelhança.
                A vida de oração levou São Gilberto à mais simples expressão de sua intimidade com o Senhor. Ele percebeu que a contemplação é um dom, é uma graça, que só pode ser acolhida e compreendida pelos que se permitem viver na humildade e na pobreza.
                 São Gilberto de Sempringham permitiu esta relação de aliança estabelecida por Deus penetrar no mais fundo de seu ser. Ele aprendeu a fixar o seu olhar da fé em Jesus para que Nele pudesse encontrar todas as forças necessárias para viver sua longa vida. Para orar é preciso fazer silêncio.
                 Foi este profundo encontro que marcou plenamente sua vida de oração. Que São Gilberto nos ensine a desejar viver uma vida marcadamente de oração.



é diante de Jesus que devemos estar para uma frutuosa vida de oração


Nenhum comentário:

Postar um comentário