domingo, 22 de julho de 2012

São Gilberto, o pastor segundo o amor de Cristo



            Jesus Cristo é o Bom Pastor, o pastor que dá a vida pelas suas ovelhas (cf. Jo 10,11). Ele é o caminho, a verdade e a vida, (Jo 14,6). Sem Jesus não pode haver vida e salvação para o ser humano. Todos aqueles que são batizados recebem esta mesma missão: de pastorear com segurança seus irmãos para os prados eternos em Jesus Cristo.
            Assim, por vocação e missão, também São Gilberto é pastor. Primeiro, por ser batizado, ele cuida dos seus junto às terras de seu pai em Sempringham e West Torrington; depois, por ser sacerdote, tem uma missão específica de conduzir os filhos de Deus ao seu aprisco com segurança, livre dos lobos ferozes que estão ao redor para matar e sufocar a vida dos filhos amados do Pai.
          São Gilberto como discípulo e missionário de Jesus Cristo quer também nos levar até  Deus, quer nos apresenta a vida, quer nos orientar a boas pastagens, onde poderemos nos alimentar e descansar; não quer que nos percamos e morramos, mas que cheguemos ao destino da nossa viagem, que é plenitude da vida.
           Em Jesus,  Deus se encarna como Pastor e com sua forma de pregar e com as suas obras, tem o cuidado e o zelo para  com os doentes e os pecadores, aqueles que estão "perdidos" (cf. Lc 19,10), para trazê-los de volta em segurança, na misericórdia do Pai. Esta é a missão também de São Gilberto: apontar para o bom pastor suas ovelhas; conduzi-las com a segurança de seu amor para os braços do eterno amor.
           Qual é a consistência da cura que o bom pastor quer operar em nós?  Consiste em uma paz verdadeira, completa, fruto da reconciliação da pessoa consigo mesmo e com todas as suas relações: com Deus, com os outros e com o mundo. Essa deve ser a pregação do pastor para com as suas ovelhas.
           Todos os que fizeram este encontro de misericórdia com Jesus foram capazes de levar esta mesma misericórdia para o seu próximo. Dar a vida é fazer pouca conta de sua própria existência humana em favor do seu próximo.
            A vocação dos santos nasce neste profundo encontro no deserto com o Senhor. É ele quem anima e impulsiona nossa vida para a paz.  Com efeito, como indicou São Paulo, “Cristo é a nossa paz: de dois povos fez um só povo, em sua carne derrubando o muro da inimizade que os separava" (Ef 2,14).
            Assim, ser pastor à luz de Jesus Cristo é superar todas as situações, sejam elas quais forem, para poder dar a vida pelas ovelhas, protegê-las do mercenário e, sobretudo, conduzir com segurança para as pastagens da vida eterna, ajudando a todos a entrarem pela porta que conduz à essa vida (cf. Jo 10, 7).


Oração a São Gilberto, pastor de almas

São Gilberto, tu que fostes fiel ao vosso chamado para pastorear o rebanho do Senhor a ti confiado por amares ao Senhor da Vida, concedei a nós, te pedimos, a tua intercessão, para que, animados pelo Espírito Santo, possamos ouvir a voz de Jesus Cristo, o Bom Pastor, que no alto da cruz resgatou a nossa vida e nos garantiu a vida eterna. Ajudai-nos, ó servo de Deus, São Gilberto, a ter ouvidos de discípulos, capazes de acolher a voz daquele que veio nos restaurar para a vida em plenitude.
São Gilberto, zeloso pastor de almas, rogai por nós que a ti recorremos com confiança e ternura. Amém!






               

Nenhum comentário:

Postar um comentário