Depois que São Gilberto voltou da França com o título de Mestre, ele foi convidado pelo bispo de Lincoln para servir à diocese, morando no palácio episcopal. Da residência episcopal ele retornou para Sempringham e começou a servir aos filhos dos empregados das terras de seu pai como professor e em sua humildade também ensinou o comportamento moral e os valores cristãos e o modo de portar-se na igreja.
Sua missão em servir as paróquias das terras de seu pai levou-o a fundar um mosteiro para socorrer sete jovens que queriam viver longe do mundo para servir e amar unicamente a Deus. Então começa a missão de São Gilberto em favor do Reino: a formação de religiosos e religiosas para o seu tempo e para a igreja de Cristo.
A vida no seguimento a Jesus em São Gilberto é uma abertura profunda à santa vontade de Deus para ser um sinal de sua ternura e acolhida em favor dos mais simples e pobres ao seu redor. Ele apresenta toda a bondade e amor para com os que lhe pedem para entrarem nos seus mosteiros que o anúncio do Reino de Deus faz com que sua vocação sacerdotal ultrapasse as terras de Sempringham e West Torrington, elas avançam para toda a parte em seu país.
São Gilberto é um incansável trabalhador da vinha do Senhor, cuja vocação é servir e servir com alegria de sua alma. Tem todo o seu coração e mente voltados para o Reino e na fundação de suas casas, todas em lugares pobres e desertos de toda a segurança material de seu tempo.
O trabalho de São Gilberto é a proclamação do Reino de Jesus pela vida religiosa e de consagração das pessoas simples a fim de que o trabalho de seus monges e monjas possa ser realizado de forma plena em conformidade com a vontade de Deus; seus religiosos atuam nas mais variadas atividades apostólicas em favor da expansão e da presença do reino de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário