sábado, 13 de abril de 2013

São Gilberto e sua obediência à palavra

         

        São Gilberto de Sempringham, como todos os cristãos, de todos os tempos, línguas, culturas, foi um homem obediente à santa palavra de Deus, sobretudo, obediente às palavras de Jesus. 
        Quando o ressuscitado manifestou-se aos seus discípulos junto ao mar da Galiléia, pediu-lhes que lançassem as redes para as águas mais profundas e em obediência eles assim o fizeram. A pescaria foi de tal grandeza que as redes quase se rompiam. É o sinal da ação da palavra de Jesus em suas vidas e em nossa vida.
           Assim aconteceu com os santos e com São Gilberto. Ele ouviu e em sua obediência a Cristo lançou as redes para as águas mais profundas e experimentou a ação viva e eficaz do Senhor Ressuscitado em sua vida e história.
           É preciso lançar as redes em obediência, pois, todas as vezes que deixamos que a palavra do Senhor se cumpra em nossa vida percebemos claramente o seu amor e nos aproximamos dele com um coração renovado e transformado. Foi a partir da pesca, do sinal da pesca que São Pedro pôde declarar o seu amor pelo Senhor, ou seja, sem a força da palavra e da obediência a ela nós não podemos amar ao Senhor e testemunhá-lo.
            Toda esta dinâmica São Gilberto pôde também experimentar em sua vida. Foi na obediência à palavra do Senhor que ele lançou as redes para as águas mais profundas em sua vida, ultrapassou todas as marcas negativas de sua existência e permitiu que as palavras de Jesus transformassem sua vida. Lançou para as águas mais profundas em sua intimidade com Deus, em sua relação com sua família, com o bispo de sua diocese, com as jovens que o procuraram para uma profunda busca de santidade e de busca de perfeição pela vida religiosa. 
             São Gilberto na obediência à palavra percebeu os sinais visíveis do Senhor agindo em sua vida. Pôde declarar como Pedro o seu amor incondicional a Jesus, conseguiu trilhar pelos caminhos da santidade que vem de Deus e assim pôde realizar os desígnios do Senhor. 
          Possamos a seu exemplo impulsionados pelo Espírito Santo também lançarmos as nossas redes para as águas mais profundas e vejamos a ação do amor de Deus em nossa vida. 
             Que São Gilberto nos ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário