domingo, 21 de abril de 2013

São Gilberto e o Bom Pastor

             

            Diz o Senhor em seu evangelho "Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas" (João 10,11). Certamente estas palavras de vida atingiram a vida de São Gilberto no seguimento e fidelidade ao Belo Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas (cf. João 10,17) e fizeram dele também uma imagem do bom pastor no cuidado e zelo por todos aqueles que a ele foram confiados.
            São Gilberto foi um reflexo do divino pastoreio porque convidado e escolhido pelo próprio Senhor para a missão sacerdotal soube conformar sua vida de forma muito estreita à do Senhor Bom Pastor. 
             Ele cumpriu em sua vida a missão de apascentar o rebanho de Cristo quando soube cuidar e proteger a vida daqueles que lhe foram confiados pelo Senhor da Messe. Ele aprendeu em sua vida a ser uma imagem do pastor que protege e ampara as ovelhas do lobo feroz que ao redor procura dispersar,confundir e arruinar a vida do rebanho. São Gilberto foi uma manifestação de toda misericórdia de Jesus o Belo Pastor em seu tempo e na vida da Igreja.
        Em seus mosteiros soube acolher homens e mulheres em sua mais profunda debilidade para os ampare e proteger do mercenário que vem somente para roubar e amedrontar (cf. João 10,12); amparou e cuidou de todos que o procuravam em sua miséria humana e a cada um teve uma palavra de força e de zelo para que não se perdessem.
             Olhando para a figura de Jesus, o Bom Pastor, o Belo Pastor, vemos com clareza que todos pela graça de sua vocação cristã são convocados a pastorear, a apontar um caminho de vida e segurança aos que se encontram ao nosso redor e próximos de nós. Sentimos com alegria que esta vocação é para todos. São Gilberto soube responder a ela. Por isso tornou-se pastor de almas, apontou caminhos de vida, fortaleceu aos que se encontravam presos e afastados da graça infinita do Pai.
              São Gilberto escolheu a melhor parte, a exemplo de Maria, e assim  pôde ser um sinal de amor aos seus semelhantes; foi um pastor exímio que deu sentido e valor a cada um que se aproximou de suas casas; deu exemplo de que é possível seguir a voz de Cristo. 
          Que São Gilberto nos ajude a sermos uma forte presença do pastor aos nossos irmãos e irmãs a cada dia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário