domingo, 28 de abril de 2013

Pedindo o dom de amar aos inimigos



São Gilberto, amigo de Deus e amigo dos homens, nós te suplicamos a tua intercessão em nosso favor, a fim de que nós possamos amar aos nossos inimigos.
Pedimos a graça da fidelidade ao mandamento novo do Senhor. 
Ajudai-nos a sermos fiéis discípulos de Jesus e no amor ao próximo e ao nosso inimigo, possamos dar um bom testemunho do amor que recebemos do nosso Salvador.
São Gilberto, tu que foste capaz de amar aos teus inimigos, ajudai-nos também a nós a superarmos as nossas dificuldades e a depositar em Deus a nossa confiança e no seu poder experimentar o amor aos que nos ofenderam e machucaram.
São Gilberto, intercedei por nós alcançando-nos esta graça. Amém"

São Gilberto e o dom do amor fraterno

    

       O mandamento novo do Senhor é "amar uns aos outros como ele nos amou" (João 13,34) e nos alertou que o mundo haveria de crer em seus discípulos a partir do amor, que deveria ser o distintivo dos mesmos (cf. João 13,35). 
          Este novo mandamento é o sinal de adesão dos discípulos ao projeto de Deus que se realiza em seu filho Jesus. O amor torna-se então a característica prática das atitudes e ações dos que aderem a Ele. E são transformados no Senhor e transformam o mundo ao seu redor.
           Os santos são especialistas na prática do mandamento do amor. Assim o foi também São Gilberto. Sua vida foi marcada profundamente por este encontro de amor com o Senhor Jesus e transformou sua vida e sua atitude diante dos acontecimentos.
        São Gilberto amou aos seus inimigos, amou aos seus amigos, amou aos pobres e doentes. São Gilberto foi capaz de dar a vida pelos seus semelhantes, porque o amor exige dar a vida em favor do outro. Ele amou de forma plena à imitação do seu Senhor até ao ponto de poder perdoar aos seus inimigos; amou não buscando a si mesmo, pois, o amor é livre e liberta ao amado.
           Para amar não se pode buscar a si mesmo, é necessária uma oblação contínua e ele foi capaz de viver esta experiência. Para poder amar é necessário uma compreensão do mistério da cruz, pois ela revela toda a dimensão exigida para o amor que dá a vida. São Gilberto aprendeu em sua vida no seguimento de Jesus a contemplar o mistério de sua cruz a fim de poder amar.
           São Gilberto foi um homem profundamente marcado pelo amor que liberta e cura pois ele mesmo tinha desejo de ser amado em sua existência humana e muitas vezes não foi amado. Mas em seu crescimento humano, ele aprendeu a dar tudo de si mesmo como sinal de amor. O amor aponta para a alegria do outro e não busca aos seus próprios interesses. O amor é capaz de perdoar e morrer. O mandamento do Senhor do amor é a compreensão prática de todo o seu evangelho, de todos os seus ensinamentos. 


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Oração a São Gilberto pela escolha do caminho



"São Gilberto de Sempringham, tu que foste um homem correto e digno do Senhor, que escolheste a Cristo como o seu Senhor e aderiste a ele como o caminho de vida, nós te suplicamos a graça de seguirmos também por este caminho de vida e de santidade. Concedei-nos a graça de desejarmos sempre entrar pelo Caminho da vida que nos é apresentado pelo Senhor. 
Nós queremos seguir a Ele, nós desejamos seguir somente a Ele. 
Intercedei junto ao Senhor para que sejamos fortes e corajosos para entrarmos a cada dia por este caminho, a fim de que tenhamos a vida em plenitude assim como tu viveste plenamente a tua vida no Senhor.
Socorrei-nos, ó São Gilberto, para que diante de todas as adversidades jamais desejemos seguir por outro caminho senão pelo caminho do Senhor. 
Rogai a Deus por nós para que iluminados pela Santa Palavra do Senhor tenhamos o coração e a mente voltados para ele e, assim, possamos entrar pela porta estreita que nos conduz à salvação, que é o único caminho de salvação a todos nós.
São Gilberto de Sempringham, rogai por nós. Amém!"

A vida espiritual de São Gilberto


         

         "O freqüente recorrer à oração, bem como a concentração que sempre demonstrava em suas devoções, ilustram o grande amor a Deus que existia nesse homem, que observava tão escrupulosamente o mandamento da caridade para com o próximo. Pois embora a sua vida e comportamento fosse uma oração oferecida em todas as horas, sempre que podia Gilberto “roubava” oportunidades para rezar secretamente. E isso realizava não como a maioria das pessoas, apenas com o movimento dos lábios e com a mente em outros assuntos; elevava aos céus os pensamentos, as mãos e os olhos, batia no peito e ajoelhava-se revelando as ansiedades do homem interior. Podemos citar muitos exemplos para provar isso
       Com freqüência convidava algum dos seus companheiros de clero para rezarem juntos. Ficavam diante dos degraus do altar entoando os salmos de Davi; e sempre que encontravam o nome do Senhor ou referência semelhante no salmo, quando a citação ocorria, Gilberto se ajoelhava e se prostrava no chão. O clérigo seguia-lhe o exemplo; Gilberto demorou tanto que o clérigo ficou tão cansado que jurou jamais rezar com ele novamente
          Outra vez, um outro bispo aceitou a hospitalidade do mestre de Gilberto. Enquanto estava acordado no quarto do bispado em que Gilberto geralmente dormia, viu na parede em frente à luz, a forma de um homem na sombra, que ora se levantava e ora caía a noite inteira. Sem saber do que se tratava, mas imaginando que era uma aparição, ficou paralisado de surpresa e de horror. Contudo, ao investigar mais cuidadosamente o fenômeno, descobriu o nosso homem de , rezando diante da cama, e observou que freqüentemente erguia as mãos e se ajoelhava. 
          Na manhã seguinte o bispo relatou o que acontecera e rindo acusou o anfitrião de manter um dançarino em seu quarto e que o assustara na noite anterior. Citamos esses exemplos para comprovar o que Gilberto certa vez disse aos seus seguidores: que costumava subjugar o corpo ao máximo com jejuns, vigílias, orações e outros exercícios espirituais, no tempo em que esteve na corte do bispo e também posteriormente
          Contam os da sua casa que, em certa ocasião, ele se acusava de ter flagelado mais o corpo antes de entrar para a vida religiosa do que depois, embora depois de tomar o hábito da religião sagrada ele não tenha sido de modo algum negligente em lutar contra a carne. Mas se dedicou menos a essas práticas, e se depois de ser designado guardião dos vinhedos não guardou as suas vinhas como antes, não devemos atribuir isso à preguiça ou à negligência, mas sim a uma preocupação necessária e caridosa com os assuntos da casa; da mesma forma lemos que a virtude de São Martinho não diminuiu depois que ele se tornou bispo."

domingo, 21 de abril de 2013

São Gilberto de Sempringham, rogai por nós

File:Interior of St Gilbert of Sempringham, Brothertoft - geograph.org.uk - 427881.jpg

Vitral da Igreja de Santo André, em Semprignham


        Todos nós pelo dom de nosso batismo nos tornamos membros da Igreja de Cristo, cuja cabeça é o Senhor. E como batizados podemos rogar a Deus uns pelos outros. E muito mais ainda os santos que já contemplam a face amorosa do nosso único Deus vivo e verdadeiro.
           São Gilberto de Sempringham contempla a face de Deus. Quem nos atesta isto é a própria Sagrada Escritura, quando São João vislumbra em sua visão a presença de milhões de milhões na presença do trono do Cordeiro, o Pastor (cf. Apocalipse 7,9-12) e o adoram em espírito e verdade (cf. João 4,22). Eles podem interceder por nós, pois a intercessão é sinal de amor e de amizade. Eles são nossos amigos e já contemplam a face de Deus.
            Assim, ao pedirmos a intercessão dos santos, nós confiamos a nossa vida e a nossa história junto àqueles que já alcançaram a imortalidade pela perseverança e pela graça em Cristo Jesus. Venceram as lutas contra a besta deste mundo, agora vislumbram na eternidade de Deus a sua face e oram por nós sem cessar. São nossos amigos, pois, aos amigos manifestam seu carinho e amor. Interceder é sinal desta manifestação de amor e de carinho.
            Que São Gilberto possa rogar por nós diante do trono do Cordeiro e nos alcance a graça de vivermos nossa vocação no seguimento a Jesus, o Bom Pastor, para as águas tranquilas, para as águas da vida. Possa ele ajudar a cada um de nós a alcançarmos junto de Deus todas as graças e bênçãos necessárias para vivermos com alegria o nosso seguimento e fidelidade a Deus. 

Sempringham Abbey - Uploaded by ianwstokes on panoramio.com

São Gilberto e o Bom Pastor

             

            Diz o Senhor em seu evangelho "Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas" (João 10,11). Certamente estas palavras de vida atingiram a vida de São Gilberto no seguimento e fidelidade ao Belo Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas (cf. João 10,17) e fizeram dele também uma imagem do bom pastor no cuidado e zelo por todos aqueles que a ele foram confiados.
            São Gilberto foi um reflexo do divino pastoreio porque convidado e escolhido pelo próprio Senhor para a missão sacerdotal soube conformar sua vida de forma muito estreita à do Senhor Bom Pastor. 
             Ele cumpriu em sua vida a missão de apascentar o rebanho de Cristo quando soube cuidar e proteger a vida daqueles que lhe foram confiados pelo Senhor da Messe. Ele aprendeu em sua vida a ser uma imagem do pastor que protege e ampara as ovelhas do lobo feroz que ao redor procura dispersar,confundir e arruinar a vida do rebanho. São Gilberto foi uma manifestação de toda misericórdia de Jesus o Belo Pastor em seu tempo e na vida da Igreja.
        Em seus mosteiros soube acolher homens e mulheres em sua mais profunda debilidade para os ampare e proteger do mercenário que vem somente para roubar e amedrontar (cf. João 10,12); amparou e cuidou de todos que o procuravam em sua miséria humana e a cada um teve uma palavra de força e de zelo para que não se perdessem.
             Olhando para a figura de Jesus, o Bom Pastor, o Belo Pastor, vemos com clareza que todos pela graça de sua vocação cristã são convocados a pastorear, a apontar um caminho de vida e segurança aos que se encontram ao nosso redor e próximos de nós. Sentimos com alegria que esta vocação é para todos. São Gilberto soube responder a ela. Por isso tornou-se pastor de almas, apontou caminhos de vida, fortaleceu aos que se encontravam presos e afastados da graça infinita do Pai.
              São Gilberto escolheu a melhor parte, a exemplo de Maria, e assim  pôde ser um sinal de amor aos seus semelhantes; foi um pastor exímio que deu sentido e valor a cada um que se aproximou de suas casas; deu exemplo de que é possível seguir a voz de Cristo. 
          Que São Gilberto nos ajude a sermos uma forte presença do pastor aos nossos irmãos e irmãs a cada dia.






quinta-feira, 18 de abril de 2013

Oração a São Gilberto desejando o pão da vida


"São Gilberto, homem da comunhão e de comunhão, nós te bendizemos e te glorificamos pela tua profunda intimidade com Jesus Eucarístico. Tu que aprendeste a amar a Eucaristia como o maior dom e tesouro da fé cristã, ajudai-nos a nós também a desejar ardentemente por este pão da vida, pão que dá sentido à nossa vida e existência humana. Intercedei por nós para que sempre possamos receber o pão da imortalidade, a presença real e viva de Jesus no Santíssimo Sacramento.
Concedei-nos a graça de sempre adorar e venerar o Senhor presente em nosso meio assim como tu aprendeste e buscaste em tua longa jornada na terra.
Fortalece a nossa esperança viva na certeza de que o pão da vida que recebemos é o alimento salutar e verdadeiro que nos conduz para o Reino definitivo. 
Intercedei por nós a fim de que nunca nos falte deste pão vivo e verdadeiro que é o próprio Cristo Jesus.
Tu, ó São Gilberto, tu que foste um homem profundamente eucarístico, ajudai-nos a sermos também pessoas de profunda intimidade com o Senhor e, assim, nós também seremos morada do Senhor em nosso coração e em nossa alma e espírito. 
Amém!"










segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pedindo a São Gilberto pela restauração do coração



"Ó São Gilberto de Sempringham, eis que me coloco na tua santa presença e com muita confiança e devoção te suplico que leve ao Senhor da Vida minha oração e meu pedido: a restauração do meu coração, quebrantado, machucado, ferido em muitas situações diante dos acontecimentos da vida.
Suplico que venha em meu auxílio a tua poderosa intercessão a fim de que eu possa ser restaurado em todas as situações e áreas de minha vida que foram marcadas pela tristeza e pela falta de paz e de harmonia.
Vinde em minha necessidade e concedei-me a graça de um novo coração e uma nova esperança no amor de Deus; ajudai-me a restaurar todas as coisas em Jesus Cristo.
Intercedei por mim em minhas causas e assim, meu coração poderá ser mais livre e voltar-se inteiramente ao amor de Deus e ao amor aos meus irmãos.
São Gilberto de Sempringham, rogai por mim, agora e na hora de minha morte. Amém!"



sábado, 13 de abril de 2013

São Gilberto e sua obediência à palavra

         

        São Gilberto de Sempringham, como todos os cristãos, de todos os tempos, línguas, culturas, foi um homem obediente à santa palavra de Deus, sobretudo, obediente às palavras de Jesus. 
        Quando o ressuscitado manifestou-se aos seus discípulos junto ao mar da Galiléia, pediu-lhes que lançassem as redes para as águas mais profundas e em obediência eles assim o fizeram. A pescaria foi de tal grandeza que as redes quase se rompiam. É o sinal da ação da palavra de Jesus em suas vidas e em nossa vida.
           Assim aconteceu com os santos e com São Gilberto. Ele ouviu e em sua obediência a Cristo lançou as redes para as águas mais profundas e experimentou a ação viva e eficaz do Senhor Ressuscitado em sua vida e história.
           É preciso lançar as redes em obediência, pois, todas as vezes que deixamos que a palavra do Senhor se cumpra em nossa vida percebemos claramente o seu amor e nos aproximamos dele com um coração renovado e transformado. Foi a partir da pesca, do sinal da pesca que São Pedro pôde declarar o seu amor pelo Senhor, ou seja, sem a força da palavra e da obediência a ela nós não podemos amar ao Senhor e testemunhá-lo.
            Toda esta dinâmica São Gilberto pôde também experimentar em sua vida. Foi na obediência à palavra do Senhor que ele lançou as redes para as águas mais profundas em sua vida, ultrapassou todas as marcas negativas de sua existência e permitiu que as palavras de Jesus transformassem sua vida. Lançou para as águas mais profundas em sua intimidade com Deus, em sua relação com sua família, com o bispo de sua diocese, com as jovens que o procuraram para uma profunda busca de santidade e de busca de perfeição pela vida religiosa. 
             São Gilberto na obediência à palavra percebeu os sinais visíveis do Senhor agindo em sua vida. Pôde declarar como Pedro o seu amor incondicional a Jesus, conseguiu trilhar pelos caminhos da santidade que vem de Deus e assim pôde realizar os desígnios do Senhor. 
          Possamos a seu exemplo impulsionados pelo Espírito Santo também lançarmos as nossas redes para as águas mais profundas e vejamos a ação do amor de Deus em nossa vida. 
             Que São Gilberto nos ajude!

terça-feira, 2 de abril de 2013

Orando a São Gilberto pelo encontro com o Ressuscitado


jesus_resurrection

"São Gilberto de Sempringham, tu que foste fiel ao Senhor da Vida e o proclamaste como o teu único Salvador, nós pedimos a tua intercessão em nosso favor para que também nós possamos fazer um belo encontro com o Ressuscitado.
Intercedei junto ao Pai a fim de que sejamos fortalecidos em nossa fé naquele que destruiu a morte com a sua ressurreição e que a cada dia vence em nós a força do pecado e da morte, da mentira e do enganador.
Rogai junto ao Senhor para que a nossa alegria consista em servir e amar a Cristo como o nosso Redentor; fortalecei-nos em nosso caminho para que fiéis em Cristo sejamos marcados fortemente pela experiência transformadora da Páscoa do Senhor.
Ajudai-nos a sermos com a nossa vida um sinal vivo de força da ressurreição de Cristo neste mundo sedento de vida que só é possível ser encontrada com o Senhor Jesus.
São Gilberto orai por nós pelo nosso encontro de amor com o Ressuscitado Jesus. Amém!"

São Gilberto e o kerigma

         

          O anúncio da Boa Nova de Cristo ressuscitado é a missão da Igreja. O próprio Senhor ao vencer a morte enviou seus discípulos a levarem esta notícia a todos os povos (Mateus 28,16-20) e a levarem a misericórdia de Deus para que todos pudessem ser salvos. 
           O anúncio do Mistério Pascal é a realização plena do plano salvífico de Deus em favor de toda a humanidade. Cristo ao vencer a morte realiza o maior sinal em favor de todos os seres humanos: nos abre as portas do céu.
             Pelo dom de nosso batismo fomos todos convocados a vivermos nossa vocação no anúncio explícito de Jesus Cristo como o Senhor e os santos de forma muito particular foram homens e mulheres que, como Santa Maria Madalena, sentiram a alegria de contemplarem o Ressuscitado (João 20,18) e essa alegria encheu a cada um com a certeza de que jamais estariam sozinhos, ainda que viessem as tribulações e perseguições.
             São Gilberto foi um desses que vislumbraram o ressuscitado e foi um proclamador da Boa Notícia de Jesus Ressuscitado para o mundo. Vemos um homem que buscava sempre na intimidade com o Senhor na Eucaristia viver profundamente sua missão de levar a todos a presença viva do Mestre.
         Em São Gilberto temos o anúncio de Jesus Cristo não só com as palavras mas, sobretudo, com sua vida e obra em favor do Reino do Senhor. Ele é um homem pascal, ele vive em sua história a ação do Espírito Santo que o impulsiona a proclamar com fé viva e verdadeira a alegria da Páscoa do Senhor.
            São Gilberto é, como todos aqueles que se deixam ser conduzidos pelo Senhor, alguém que com a sua vida revela o poder do Ressuscitado e convida a todos a seguirem ao Senhor mais de perto. São Gilberto é um homem pascal porque foi tocado profundamente pelo Ressuscitado, foi muito amado e pode muito amar.
             São Gilberto é uma prova viva de que quando se deixa e permite ser conduzido pelo encontro maravilhoso com Jesus, a vida é transformada para sempre e tudo tem sentido e valor. São Gilberto proclama o kerigma porque ele foi tocado pelo próprio Senhor e como São Pedro fez encontro com Jesus na Galiléia.