sábado, 31 de agosto de 2013

A vida de oração de São Gilberto




        Uma história interessante é contada de suas mortificações noturnas durante o tempo em que ele era um dos ocupantes do apartamento de dormir da casa do bispo. Provavelmente  a casa do bispo Alexandre era um bom lugar para descansar, por isso foi muito antes que ele descobriu que São Gilberto não descansava confortavelmente na  sua cama como ele fazia a si mesmo. 
        Em uma ocasião, um visitante ocupou uma terceira cama no apartamento. Durante a noite, ele acordou de repente, e ficou surpreso ao ver pela tênue luz de uma vela, uma figura fantasmagórica movendo para cima e para baixo. Era São Gilberto ocupado com suas devoções noturnas, por vezes, de joelhos, às vezes de pé em oração, mas que levou o visitante por vários momentos para poder descobrir isso. 
       Na parte da manhã ele fez São Gilberto pagar o susto que ele lhe dera, relatando a história ao bispo. Ele perguntou-lhe como é que ele se mantinha com  "um dançarino" em seu quarto de dormir, para assustar seus convidados desavisados.
    Outra história relativa ao mesmo tempo pode ser narrado aqui. Um dia São Gilberto convenceu um companheiro para acompanhá-lo a cantar o Ofício Divino. Ele passou muito tempo no cerimonial, em genuflexão, e prostrando-se diante do altar, com o Santíssimo Sacramento, entoando com grande deliberação, em uma solenidade de tal forma que seu companheiro já estava bastante cansado antes de que a oração estivesse encerrada, e ele "jurou que nunca iria rezar com ele de novo" tamanha era a intensidade de sua oração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário