terça-feira, 30 de julho de 2013

A vida devota de São Gilberto


foto


           Como todos os grandes santos, Gilberto praticou austeridades corporais graves. Sua abstinência em matéria de alimentos datava desde os dias de sua estadia no palácio do Bispo, mas aumentou à medida em que o tempo passava. Ele geralmente fazia suas refeições em pé ou de joelhos, só em raras ocasiões ele se sentava. A maior parte de sua comida ele dava aos pobres, para este fim ele mantinha um prato perto de suas mãos para que ele pudesse dar parte de sua refeição.
         Ele nunca permitiu-se o repousar ao meio-dia, embora ele garantisse  por sua regra a outros membros de sua ordem. Além de tomar parte no ofício da noite, ele geralmente continuava em oração até que o dia clareasse.
       Quando, no cumprimento, ele procurava descansar, ele criou para si mesmo um meio pelo qual ele podia mortificar a sua carne. Sua cama estava preparada como os dos irmãos, mas ele raramente estava deitado nela.
      O curto repouso que ele permitia para  seu corpo cansado era tomada em uma postura sentada. Apesar de algumas vezes buscar descansar, ele continuava em sua oração. Às vezes o seu queixo caia no peito, e ele dormia por um espaço de tempo. Em seguida, despertava, ele fazia valer-se à oração de novo, e assim por diante, durante o tempo previsto para repouso.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário