sexta-feira, 8 de março de 2013

São Gilberto: homem do amor de Deus

          

          O mandamento novo do amor é a manifestação plena na vida cristã do seguimento a Jesus Cristo, o sacramento do Pai. É ele quem nos amou primeiro e se deu por inteiro a cada um de nós e nos convidou a todos à sua imitação. Cristo é a revelação em plenitude do amor do Pai e a reconciliação que nos garantiu a vida e a salvação eternas.
        "Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor" (Jo 15,9): esta é a ordem que dele todos nós recebemos. Este novo mandamento foi vivido por todos os discípulos do Senhor em todos os tempos da vida eclesial, de modo muito particular pelos santos que a Igreja nos apresenta como modelos e testemunhas deste discipulado. Com certeza, um destes modelos é São Gilberto de Sempringham.
          São Gilberto foi um homem que viveu o amor em plenitude em sua vida cristã e, como homem do amor, aprendeu que amar é dar a vida pelos amigos (cf. Jo 15,13). Esta verdade de fé ele a viveu no meio dos seus irmãos e irmãs de hábito, quando cuidava da educação dos jovens e das crianças, quando defendia a vida das mulheres, quando acolhia com carinho os doentes, quando preparava o prato de comida para os pobres, quando visitava os priorados para fortalecer na fé os seus irmãos, quando defendia os perseguidos por causa da justiça, quando orava no silêncio da noite, etc. As suas atitudes concretas foram os sinais de amor e do cumprimento do mandamento do Senhor. Ele fez grandes coisas em favor da Igreja e pela Igreja. Ele desejava que todos os seus bens fossem para o crescimento e em favor da comunidade. 
           São Gilberto compreendeu que a sua vida deveria ser uma proclamação do amor de Deus e esta compreensão pôde lhe garantir a realização dos desígnios de Deus em favor de todos os homens, porque a santidade de vida só tem sentido se é em favor do outro. O amor não busca seus próprios interesses (cf. 1Cor 13,5). O amor liberta e torna o outro livre, o amor compreende até os fracassos e os limites e misérias do outro, o amor é capaz de anular a si mesmo para que o outro tenha a vida.
             É esse amor que fomos amados pelo Cristo de Deus, é esse amor que São Gilberto viveu e é este amor que cada batizado é chamado a viver a cada dia em sua vida. 
            Que São Gilberto, homem do amor de Deus, nos ajude a amar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário