O povo de Deus é um povo que por excelência está sempre a caminho. Caminhar implica fazer itinerários que nos levam aos mais diversos terrenos e que são necessários atravessar por cada um deles.
No caminho do seguimento de Cristo, o cristão e discípulo do Senhor vai se deparando com as mais diversas situações e momentos e tudo aponta para uma fidelidade ao Senhor, pois, se faz necessário percorrer o caminho sabendo a direção e a meta para o qual ele me aponta.
Com os santos e com certeza com São Gilberto também nada foi diferente no seu caminho de seguimento a Cristo. Cada etapa de sua vida foi um convite forte à fidelidade e a perseverança para poder alcançar o prêmio dos justos, dos santos, daqueles que optaram pela melhor parte: caminhar com o Senhor.
São Gilberto ao longo de sua vida pôde experimentar aos mais variados tipos de terrenos que foram norteando sua história. Foram estes mais variados momentos que o tornaram forte e decidido pela certeza de que este era o único caminho possível e que a leitura de fé em cada uma das estações da vida, com suas alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, conquistas e fracassos, só era possível ser percorrido se alicerçados numa fé viva e dinâmica que impulsiona para frente e ajuda nos mais difíceis momentos da sua existência humana.
O caminho sempre é penoso, árduo de ser percorrido, mas se faz necessário um abandono total e pleno olhando para a frente, para o Senhor que não nos engana e convida a segui-lo até a porta estreita que é a sua cruz. O deserto, os lugares sombrios, o caminho na noite escura, nos momentos de grandes tempestades, todos eles ajudam o discípulo a se tornar missionário.
São Gilberto percorreu este caminho sabendo muito bem quem era e para onde era sua meta: sua salvação e santidade de vida em Jesus Cristo.
Façamos com São Gilberto este caminho rumo ao Reino de Jesus, aquele que nos convida a segui-lo mais de perto, renunciando a nós mesmos e assumindo nossa cruz para que tenhamos a vida e vida em plenitude.
Que São Gilberto nos ajude a percorrer o nosso caminho no seguimento a Cristo.
há caminhos desertos quando a vida parece esmorecer, com incertezas e dúvidas, medos e ansiedades...
há caminhos áridos, marcados pela secura, pela falta de água, de ânimo, de certezas do amor de Deus, que ferem nosso caminhar...
há os momentos que não sabemos qual o caminho seguir, momentos marcados pela dor, pelo abandono, pela tristeza...
há os caminhos marcados pelos altos e baixos da história humana, situações que muitas vezes fogem ao nosso controle...
há os caminhos que nos alegram no fim dos dias, marcados pela certeza de um novo amanhecer, de uma nova oportunidade...
há os caminhos que nos apontam uma nova luz no seu fim, nos estimula a continuar em frente...
há os caminhos floridos, quando percebemos que estamos no seguimento certo, quando temos o discernimento das situações...
há os caminhos seguros, iluminados pela certeza e segurança que o Senhor nos concede...
mas todos os caminhos devem nos levar à Cruz, pois ela é a porta de entrada para a vida. Foi percorrendo por estes caminhos que São Gilberto encontrou-se com Cristo em sua vida e história.