sábado, 30 de novembro de 2013

Oração a São Gilberto pela vida nova conjugal


"Deus de amor e de bondade, nós vos rendemos graças e louvores pela obra da criação. Criastes o homem e a mulher à vossa imagem e semelhança e os chamaste a viverem o dom da complementariedade e da doação recíproca. 
Queremos pedir pela intercessão de vosso servo São Gilberto de Sempringham pela vida nova conjugal e que renoves as relações conjugais dos casais que estão vivendo  longe do vosso projeto para a santidade a dois.
Rogai São Gilberto a fim de que os casais sejam transformados pelo poder do alto para viverem intensamente a beleza do amor conjugal que une o homem à sua mulher e sejam fortalecidos para experimentarem no amor que os une a graça do amor do Pai revelada plenamente no seu único Filho, Jesus Cristo.
Que os casais vivam uma vida conjugal no amor, no perdão, no diálogo, na abertura um ao outro, na entrega, na doação e,sobretudo, no desejo da santificação mútua.
São Gilberto, rogai pelos casais e ajudai-os a buscarem a cada dia uma nova vida marcada pela forte presença do Espírito Santo que renova todas as coisas da face da terra.
São Gilberto, intercedei pelos casais junto ao Senhor. Amém!"







sexta-feira, 29 de novembro de 2013

São Gilberto e a espera no Senhor




          A palavra de vida que ouvimos de nosso Senhor Jesus Cristo nos aponta um caminho seguro a percorrer em direção ao centro de nossa fé que está na ressurreição e na vida eterna.
        Para que possamos alcançar esta meta devemos colocar toda a nossa esperança  e confiança no Senhor que nos garante estar conosco todos os dias até o fim dos tempos (Mateus 28,20).
        A santidade de vida corresponde à esta esperança, pois buscamos na fé em Jesus Cristo dar sentido à nossa vida e existência humana.
           São Gilberto correspondeu aos apelos do Espírito Santo quando foi permitindo esta ação despertando em seu coração a consciência de trabalhar pela salvação da humanidade, a fim de que todos os homens e mulheres possam, a partir da vida nova recebida pelo dom do batismo, mereça fazer parte do povo santo de Deus.
        A espera no Senhor, portanto, consiste em pedir através do Espírito Santo que possamos  chegar a um maior conhecimento da verdade, verdade esta que nos liberta (cf. João 8,32). São Gilberto compreendeu a força desta palavra e abandonou-se inteiramente no Senhor.
          Esperar no Senhor é depositar nele toda a nossa vida sabendo que é Ele quem cuida de nós; é saber olhar para o mistério de Deus, inefável, mas que alcançamos pela luz da fé, fortalecidos na firme esperança de que é nele que a nossa vida está revelada em plenitude.
           São Gilberto viveu esta esperança quando à medida em que foi caminhando os seus passos nos caminhos do Senhor, mesmo em meio as adversidades e dificuldades, nas dores e nas tribulações. Ele soube olhar para o mistério da cruz de Cristo para que a sua cruz pudesse ser um sinal visível da ação de Deus em sua história. 
           Esperar no Senhor é ter a firme confiança em seu amor e providência sustentados pela fé que é inabalável diante das maiores adversidades quando se conhece na vida a pessoa de Jesus Cristo.
         Todos nós que recebemos o dom da vida nova pelo dom do nosso batismo recebemos também a força para esperarmos sempre no Senhor que nos impele a buscar em sua graça a confiança necessária para irmos ao encontro ao seu amor revelado. É participar desta vida da graça sabendo que nele temos a garantia de que não estamos sozinhos em nenhum momento de nossa vida.      
             Diante de todas e quaisquer situações estejamos, portanto, sempre preparados  a dar razão à nossa esperança. Fixemos o nosso olhar no amor infinito e misericordioso de Deus que é nosso Pai. Esperemos, esperemos sempre no Senhor.           


Esperando[1]
     

Oração pela superação da baixa autoestima por intercessão de São Gilberto

       



         "Ó Deus criador e conservador do gênero humano, vós nos criastes por amor e por amor nos resgatastes pela cruz redentora de vosso amado filho unigênito Jesus Cristo, por isto nós vos pedimos pela intercessão de vosso amado servo, o presbítero e confessor São Gilberto de Sempringham, a graça da superação da baixa autoestima.
Vinde em nosso auxílio para que possamos superar todas as situações que nos levam a depreciar a nós mesmos.
Ajudai-nos a fim de que sejamos fortes no Espírito Santo e assim seremos capazes de vencer todas aquelas situações e dificuldades que não nos permitem viver e multiplicar os talentos que temos recebido pela graça divina.
São Gilberto, tu que superaste toda forma de opressão emocional que recebeste em tua infância e adolescência, intercedei por nós para que possamos experimentar a nossa libertação e aprendamos a depositar, no Senhor, toda a nossa confiança e esperança.
Rogai ao Pai por nós e seremos regenerados em Jesus Cristo para uma nova dinâmica de vida. Amém!"


Pedindo a São Gilberto pelo dom da escuta da Palavra



"Pai de amor e de bondade, a vossa Palavra, Jesus Cristo, se fez carne e habitou entre nós. Por isso, pedimos pela intercessão de São Gilberto, fiel à escuta da vossa Palavra encarnada, o dom para que nossos ouvidos e corações estejam atentos à palavra que nos impulsiona à uma vida nova, uma vida de santidade.
Rogai por nós, ó servo obediente de Deus, para que a palavra de Jesus Cristo nos ajude à vigilância, à obediência, à caridade. 
Que a palavra proclamada em nossa vida seja como foi para ti um estímulo sempre contínuo e renovado à busca de um coração novo, de uma nova mentalidade, a fim de que sejamos fortes na luta do bom combate.
Intercedei por nós, São Gilberto, e assim nós também seremos fiéis e dóceis à Palavra de Jesus Cristo que nos convida a vivermos como seus discípulos, missionários e testemunhas em nosso tempo e em nossa vida.
Ajudai-nos, ó ouvinte e praticante da palavra São Gilberto e assim nós seremos também portadores da Boa Notícia de Cristo para o nosso mundo. 
São Gilberto de Sempringham, rogai por nós! Amém!"


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Um caminho a percorrer com São Gilberto

     
    

           O povo de Deus é um povo que por excelência está sempre a caminho. Caminhar implica fazer itinerários que nos levam aos mais diversos terrenos e que são necessários atravessar por cada um deles. 
       No caminho do seguimento de Cristo, o cristão e discípulo do Senhor vai se deparando com as mais diversas situações e momentos e tudo aponta para uma fidelidade ao Senhor, pois, se faz necessário percorrer o caminho sabendo a direção e a meta para o qual ele me aponta.
            Com os santos e com certeza com São Gilberto também nada foi diferente no seu caminho de seguimento a Cristo. Cada etapa de sua vida foi um convite  forte à fidelidade e a perseverança para poder alcançar o prêmio dos justos, dos santos, daqueles que optaram pela melhor parte: caminhar com o Senhor.
            São Gilberto ao longo de sua vida pôde experimentar aos mais variados tipos de terrenos que foram norteando sua história. Foram estes mais variados momentos que o tornaram forte e decidido pela certeza de que este era o único caminho possível e que a leitura de fé em cada uma das estações da vida, com suas alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, conquistas e fracassos, só era possível ser percorrido se alicerçados numa fé viva e dinâmica que impulsiona para frente e ajuda nos mais difíceis momentos da sua existência humana.
              O caminho sempre é penoso, árduo de ser percorrido, mas se faz necessário um abandono total e pleno olhando para a frente, para o Senhor que não nos engana e convida a segui-lo até a porta estreita que é a sua cruz. O deserto, os lugares sombrios, o caminho na noite escura, nos momentos de grandes tempestades, todos eles ajudam o discípulo a se tornar missionário. 
              São Gilberto percorreu este caminho sabendo muito bem quem era e para onde era sua meta: sua salvação e santidade de vida em Jesus Cristo.
              Façamos com São Gilberto este caminho rumo ao Reino de Jesus, aquele que nos convida a segui-lo mais de perto, renunciando a nós mesmos e assumindo nossa cruz para que tenhamos a vida e vida em plenitude.
               Que São Gilberto nos ajude a percorrer o nosso caminho no seguimento a Cristo.



há caminhos desertos quando a vida parece esmorecer, com incertezas e dúvidas, medos e ansiedades...


há caminhos áridos, marcados pela secura, pela falta de água, de ânimo, de certezas do amor de Deus, que ferem nosso caminhar...


há os momentos que não sabemos qual o caminho seguir, momentos marcados pela dor, pelo abandono, pela tristeza...



há os caminhos marcados pelos altos e baixos da história humana, situações que muitas vezes fogem ao nosso controle...


há os caminhos que nos alegram no fim dos dias, marcados pela certeza de um novo amanhecer, de uma nova oportunidade...


há os caminhos que nos apontam uma nova luz no seu fim, nos estimula a continuar em frente...

Caminho florido


há os caminhos floridos, quando percebemos que estamos no seguimento certo, quando temos o discernimento das situações...



há os caminhos seguros, iluminados pela certeza e segurança que o Senhor nos concede...


mas todos os caminhos devem nos levar à Cruz, pois ela é a porta de entrada para a vida. Foi percorrendo por estes caminhos que São Gilberto encontrou-se com Cristo em sua vida e história. 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Oração a São Gilberto pela perseverança nas adversidades e tribulações




"São Gilberto de Sempringham, tu que foste fiel a Deus em todas as situações de tua vida, nós te pedimos que na presença do Altíssimo, tu possa interceder por nós que estamos peregrinando nesta vida para que diante de todas as adversidades e tribulações sejamos forte e perseverantes.
Ajudai-nos a vencer pela nossa fé em todas as situações que possamos nos encontrar.
Intercedei em nosso favor a fim de que nada e nenhuma realidade de dor e sofrimento nos afaste do amor de Deus.
Pedi para que com perseverança sejamos dignos de darmos testemunho de Jesus Cristo que nos garantiu que nele seremos vitoriosos, ainda que passemos pelo vale das lágrimas e da dor.
Pedi, ó amigo de Deus, São Gilberto para que pela nossa perseverança sejamos achados um dia dignos de merecermos entrar no Reino de Jesus que nos foi preparado desde toda a eternidade.
Rogai para que não esmoreçamos diante do inimigo do homem e de Deus e assim, na perseverança, seremos merecedores de herdar a vida em plenitude.
São Gilberto, vinde em nosso auxílio e em nossa defesa. Amém!"




pain allows growth



Quietness and Trust

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Flores para São Gilberto

     
                
         


            No jardim da vida de São Gilberto, vamos oferecer a ele as mais belas flores que representam sua santidade e beleza de vida marcada fortemente pela sua fidelidade no seguimento a Jesus Cristo. 
           As flores são manifestações da beleza da criação, são reflexos do amor do Criador em favor das suas criaturas. 
            São Gilberto reflete a beleza de Deus e a ternura manifestada em Jesus Cristo.
            Ofereçamos uma rosa para São Gilberto que representa sua vida como testemunha de Cristo. Seu martírio não passou pelo derramamento do sangue mas pelo sofrimento, perseguições e dores por causa do reino e da Igreja.






         Ofereçamos a São Gilberto lírios que simbolizam a pureza, a castidade, a virgindade. Ele foi um consagrado ao Senhor e viveu em perfeita harmonia sua sexualidade com os projetos de Deus para sua vida. 




                 


           Ofereçamos a São Gilberto as heras, sinal da fidelidade à aliança conjugal. Sua fidelidade a Cristo é sinal de sua fidelidade ao seu batismo e à Igreja com quem desposou.








                  Ofereçamos a São Gilberto as violetas. Elas representam a viuvez. Embora não seja esta sua realidade humana, ele viveu intensamente seu amor a Igreja e por causa dela entrou no sofrimento e dores. Chorou como se chora a perda da bem amada. 







                

São Gilberto de Sempringham: um modelo para o homem moderno



                         Pelo dom do batismo todos somos chamados à santidade de vida. A santidade é um olhar para a misericórdia de Deus que em sua infinita benevolência cuida e ampara cada um de seus filhos num caminho que conduz à uma vida nova e plena.
        São Gilberto, assim como todos os santos e santas de Deus, é um modelo para o homem moderno, para o ser humano do mundo atual marcado profundamente pela indiferença em relação ao seu próximo, à uma busca desenfreada de bens e prazeres, em que o outro é visto apenas como um concorrente, e que muitas vezes deve ser eliminado.
       A santidade de vida consiste, pois, em Cristo, ser envolvido pela luz e força do Espírito Santo, o espírito de Jesus que nos revela e anuncia toda a verdade cristã que vence as forças e poderes da mentalidade do mundo. Os santos conseguiram pelo esforço contínuo de uma conversão sincera de seus corações superar todas as formas de sedução oferecidas a eles pelo poder do mal, pelo pecado, pela rebeldia. 
         Os santos foram e são heróis pelas suas virtudes e ações encorajadas pela palavra de Deus, fortalecidos pela Eucaristia e perdoados os seus pecados e limites pela busca constante de uma renovação da mente e do coração para se assemelharem mais e melhor ao rosto de Cristo que resplandece a beleza do amor do Pai.  
        São Gilberto viveu sua vida marcado pela santidade levando uma vida normal como a de todos nós, mas certamente com o grande diferencial: soube amar e perdoar de tal forma de que nada, nenhum obstáculo que estivesse à sua frente pudesse ter a força maior que a do Espírito para o conduzir, dilatar seu coração a ponto de poder amar até os seus inimigos e perseguidores e enfrentar com o silêncio e a oração para superar os momentos de tribulações e dores.
       Ser santo é viver uma vida dedicada ao outro, numa profunda intimidade com Deus através da oração e do abandono; é tornar-se amigo de Deus. É saber enfrentar os obstáculos no percurso da vida, tendo sempre os olhos fitos nas mãos de Deus que nos reerguem após cada e toda queda. 
         São Gilberto não foi um super-herói, mas foi um homem que no seu limite humano aprendeu a fazer uma leitura orante em sua vida do poder do amor de Deus que o foi tornando dia-a-dia mais segundo sua imagem e semelhança. Quando ele conheceu e experimentou esse amor de Deus Pai segui-o de tal forma com todo o seu coração, de uma maneira incondicional, sem hipocrisia, que foi assemelhando mais e mais ao seu Criador.
          Ele soube dedicar sua vida em favor da missão da Igreja que é anunciar Cristo, manifestar ao mundo o valor do servir com alegria e com gratuidade, deixar-se ser impulsionado pelos valores do Reino que ainda não está presente em nosso meio mas que indicam um caminho seguro a seguir e a aderir. 
          São Gilberto bem como todos os santos são sem sombras de dúvidas para o homem moderno um sinal de Deus que aponta para uma realidade muito superior àquilo que o ser humano hoje busca: Deus presente e vivo atuando na vida dos seus seguidores e fiéis ao seu batismo.
            Que São Gilberto inspire sempre a cada um dos homens dos dias marcados pela tecnologia e toda forma de avanços materiais a experimentarem aquilo que a traça e a ferrugem não podem destruir: vida em plenitude, santidade de vida.




Pedindo pela abertura à comunhão




"Ó Deus de amor e de bondade, nós vos adoramos e vos bendizemos por vosso amado filho Jesus Cristo que nos ensinou a viver em comunhão uns para com os outros, manifestação plena da vossa caridade inefável e pedimos pela intercessão de São Gilberto de Sempringham a graça da abertura à comunhão plena de vida e de santidade.
Ajudai-nos a viver num encontro contínuo através dos sacramentos com Jesus e com os irmãos.
Pedi em nosso favor, a fim de que possamos iluminados pela vossa sabedoria agir sempre com uma abertura à vossa graça e bondade.
Intercedei para que a comunhão de vida nos conduza a vencer os sentimentos de ódio, de egoísmo, de indiferença, o fechamento do nosso coração.
Rogai por nós, ó amigo de Deus, para que a busca de uma abertura à comunhão possa nos levar a participar com maior alegria dos sofrimentos e angústias de nosso próximo. Amém!"



Suplicando pelos gestos de solidariedade






"Pai santo, nós vos bendizemos e louvamos e pedimos pela intercessão de São Gilberto de Sempringham que nos ajude e ensine a vivermos gestos concretos de solidariedade que nos conduzam à uma nova atitude de vida em relação ao nosso próximo.
Rogai por nós São Gilberto para que sejamos gratos por todos os dons recebidos e que o nosso coração possa ser repleto de paz e de sentimentos de misericórdia para que a solidariedade nos estimule a atos em favor da vida, em favor dos nossos irmãos.
Pedi por nós, para que impulsionados por Cristo pela caridade que não passa, não acaba, sejamos portadores, a partir de nossa vida, dos frutos de uma fé forte e jubilosa que seja capaz de nos conduzir ao coração do nosso próximo.
Intercedei para que a solidariedade nos leve a carregar prontamente os fardos e misérias dos mais fracos e indefesos.
Pedi afim de que estes gestos ajudem a defender e a trazer vida nos mais variados ambientes e situações com as quais entramos em contato a cada dia.
Ajudai-nos a viver este compromisso. Amém!"


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Pedindo a São Gilberto pela reconstrução das Filipinas



"Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, nós vos louvamos e adoramos pela vossa infinita bondade e misericórdia para conosco e suplicamos pela intercessão de vosso servo, o presbítero e confessor São Gilberto de Sempringham, a paz, a força, o ânimo, a coragem, a confiança, a solidariedade, a reconquista para o vosso povo presente no país das Filipinas, marcado pelo sofrimento pela passagem deste fenômeno natural. 
Consolai e amparai este povo para que fortalecido pela fé possam manifestar ao mundo o poder da vossa graça e que sejam recompensadas pela vida eterna todos aqueles que perderam suas vidas.
São Gilberto, rogai pelo povo das Filipinas. Amém!"



quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Meditação contemplando São Gilberto a partir de seu santuário



               Queremos meditar sobre a vida e santidade de São Gilberto a partir de seu santuário em Sempringham.
                   Ao contemplar a beleza de sua entrega confiante e total em Deus, desejamos perceber em cada uma das situações de sua existência humana, a graça especial que recebeu do Altíssimo para viver e proclamar no seu sim generoso a Deus, o multiplicar de seus dons e talentos em favor do Reino de Jesus Cristo.
                  São Gilberto de Sempringham foi destes homens excepcionais que souberam fazer uma leitura de fé em suas vidas da ação do Espírito Santo e se tornaram sinais maravilhosos de Deus para o mundo.



                 Vamos meditar sobre São Gilberto no mistério profundo do amor de Deus Pai em favor de todos os seus filhos, chamados à santidade de vida. Olhando para a figura de São Gilberto, meditemos sobre os passos que ele foi trilhando ao longo de sua vida para que pudesse responder aos apelos do Senhor. Vislumbre a beleza da ação do Espírito Santo que foi modelando-o segundo seus dons para se tornar um arauto da Boa Notícia. 


                         Percorra este caminho em sua imaginação juntamente com São Gilberto. Ele é nosso amigo e companheiro de jornada. Faça memória de seus dias na presença do Senhor ao lado de São Gilberto. Percorrer o caminho se faz necessário para se alcançar a meta. Medite: quais têm sido os mais variados tipos de caminhos que você tem trilhado? Quais são as suas alegrias e tristezas experimentadas ao longo de seu caminho?



                  Entre neste momento pela experiência de fé na presença viva de Deus que em sua misericórdia infinita nos concede a graça de sua revelação junto de nós. Peça a intercessão de São Gilberto para que você possa se colocar diante do Senhor. Quais são as aspirações que lhe vêem ao coração neste momento?




                    Tenha agora os olhos fitos na imagem de São Gilberto e faça seus pedidos a Deus pela intercessão de seu servo bom e fiel. 





segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Louvores e graças a São Gilberto de Sempringham


            Esta oração de louvor e ação de graças em honra de São Gilberto quer ajudar a cada um de nós a perceber a beleza da ação de Deus na vida daqueles que permitiram que suas vidas fossem conduzidas pelas palavras de Jesus Cristo. Assim o fez São Gilberto. Por isto queremos elevar nosso louvor a Deus e render graças pela sua vida.



Louvores


1- Louvores sejam dados a Deus pela vida de seu servo, o presbítero e confessor, São Gilberto de Sempringham,
2- Louvores sejam apresentados a Deus pela sua abertura à ação do Espírito Santo que foi moldando sua vida segundo os santos desígnios do Altíssimo Senhor,
3- Louvores sejam proclamados pela vida de fidelidade e altentissidade com que viveu sua missão em favor da Igreja do Senhor,
4- Louvores sejam oferecidos a Deus Pai pela beleza de sua criatura resgatada pelo sangue precioso de Jesus,
5- Louvores sejam afirmados pela simplicidade e humildade de vida que testemunhou São Gilberto em seu carisma pelo bem da propagação do Evangelho,
6- Louvores sejam apresentados ao Senhor Jesus pela escolha que realizou na vida de seu discípulo missionário São Gilberto que permaneceu firme e fiel até a hora da morta,
7- Louvores sejam rendidos ao Espírito Santo Paráclito pela sua ação de santificação na vida de seu digno hóspede São Gilberto que respondeu com alegria e generosidade aos seus dons para a edificação do Reino de Jesus Cristo,
8- Louvores sejam dados ao nome de Jesus, Senhor, Salvador e Redentor a quem São Gilberto serviu com intensidade de coração e alegria no seu ministério sacerdotal,
9- Louvores sejam proclamados pelas boas obras de caridade que impulsionaram o coração de São Gilberto a viver a plenitude de seu batismo e compromisso de santidade através de sua consagração virginal ao Senhor,
10- Louvores se proclamem em toda a terra pela pessoa, pela beleza de vida de São Gilberto de Sempringham!


Ação de Graças

1- Ação de graças sejam dadas a Deus pela vida de São Gilberto
2- Ação de graças sejam dadas a Jesus Cristo pela vocação de São Gilberto
3- Ação de graças sejam dadas ao Espírito Santo pelos dons multiplicados em São Gilberto
4- Ação de graças sejam dadas ao Senhor da Comunhão pela busca de santidade em São Gilberto
5- Ação de graças sejam dadas ao Senhor da Vida pela vida doada e oferecida em oblação por seu servo São Gilberto
6- Ação de graças sejam dados ao Senhor da História pelo discernimento em todas as situações vivenciadas por São Gilberto
7- Ação de graças sejam dadas ao Senhor da Misericórdia pela misericórdia e compaixão demonstradas na vida de São Gilberto
8- Ação de graças sejam oferecidas a Deus por todos os dons concedidos em favor de São Gilberto pelo êxito de sua  vocação
9- Ação de graças sejam dadas para sempre ao Senhor que vocacionou São Gilberto à santidade e salvação
10- Ação de graças pela beleza da vida vida de São Gilberto de Sempringham!

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Uma cronologia da vida de São Gilberto



1083 - São Gilberto nasce com uma " deformidade física repulsiva " para o cavaleiro normando Jocelin e sua senhora saxônica.

1100 - Jocelin de Sempringham construiu a igreja de Santo André, no local de uma igreja saxônica antiga.

Gilberto é educado como Mestre na França e retorna para a Inglaterra e funda uma escola para meninos e meninas de Sempringham

1115 - Gilberto ainda não estava "ordenado " e assim por seu pai foi nomeado um  capelão, Geoffrey  para trabalhar com ele no ministério sobre as freguesias de Sempringham e West Torrington .

1122 - Bispo Roberto Bloet de Lincoln emprega Gilberto como mestre em sua casa .

1129 - Gilberto de Sempringham retorna e é instituído como Vigário de Sempringham e em West Torrington pelo Bispo Roberto.

1131 - Agora, ordenado pelo novo Bispo Alexandre de Lincoln, Gilberto edifica alojamentos construídos na parede norte da igreja de  Santo André para sete mulheres, com os bens herdados de seu pai.

1139 - Gilberto de Gant deu  a São Gilberto de Sempringham  terras através do vale a mais de 350 metros para o sul e oeste da igreja de Santo André para a construção de um convento.

1147 - O Papa Eugênio III conferiu a missão da Ordem de Sempringham a São Gilberto de Sempringham para governar o convento.

1148 - São Gilberto de Sempringham nomeia cônegos  para servir como sacerdotes.

1155 - São Gilberto  e o rei Henrique II eram amigos e aos Gilbertinos foram concedidos sob custódia e proteção pela Coroa .

1164 - O arcebispo Thomas Becket deu uma grande festa para os pobres no Mosteiro de Santo André, antes de fugir Inglaterra com a ajuda dos Gilbertinos.

1189 - Gilberto morreu no sábado, 04 de fevereiro com 106 anos de idade e foi sepultado terça-feira, dia 07 de fevereiro entre os altares de Santa Maria e Santo André, na igreja do convento de Santa Maria. Já haviam 13 comunidades Gilbertinas em toda a Inglaterra .

1202 - Gilberto foi canonizado pelo Papa Inocêncio III, tornando-se assim de São Gilberto. Seu corpo foi retirado, embrulhado e, em seguida, fechado em chumbo. Não se sabe onde está o seu túmulo.


st andrews sempringham

Igreja de Santo André

Oração a São Gilberto pela cura das enfermidades da alma



"Ó São Gilberto de Sempringham, tu que foste fiel ao Senhor e com confiança filial, abandonaste toda a tua vida e história ao amor do Pai. Tu que foste pobre em espírito e com ternura permitiste que a ação do Espírito Santo o conduzisse em todos os teus negócios. Tu que deixaste que a palavra de Jesus Cristo conduziste tua vida pelos caminhos retos e santos. Tu que depositaste toda a tua confiança nas promessas de Deus, nós te pedimos: intercedei por nós para que sejamos livres e curados das enfermidades da alma que impedem ver as graças de Deus em nossa vida.
Ajudai-nos a viver uma vida voltada plenamente ao amor de Deus e que nada possa nos separar deste amor.
Ajudai-nos a superar todas as dificuldades que a vida possa nos apresentar e que nunca duvidemos do amor de Deus que nos foi revelado plenamente na cruz redentora de Jesus,o Filho da Virgem Maria.
Cura as nossas enfermidades da alma para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Intercede por nós para que todas as tribulações que nos perturbam não vençam em nós a certeza do amor e do poder de Cristo.
Roga a Deus por nós para que livres de nossas enfermidades sejamos capazes de servir e testemunhar a Cristo em nossas vidas e sermos no mundo um sinal do seu amor.
Ajudai-nos, ó servo fiel e prudente a vivermos nossa vida como dom de Deus em favor do próximo. Amém!"



File:Sempringham Abbey Church - geograph.org.uk - 691247.jpg

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

São Gilberto, vinde em nosso auxílio...



         A oração nos leva à uma profunda intimidade de amor com Deus. Somos todos convidados a experimentar na vida este amor que nos renova e nos impulsiona à santidade de vida e no seguimento de Jesus, chamados a buscar o seu Reino de forma intensa e constante.
        Os santos são nossos amigos, homens e mulheres que conseguiram trilhar pelo caminho proposto por Jesus, foram fiéis ao seu batismo, reconheceram seus pecados e abandonaram-se verdadeiramente no Senhor. Por isso, podemos com toda certeza e alegria invocar sua proteção e intercessão. Eles se encontram no céu. 
            E é diante desta verdade de nossa fé é que convido todos a fazerem sua oração de intimidade com Deus juntamente com São Gilberto nesta simples forma de orar e de abandonar-se no amor eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


São Gilberto de Sempringham, vinde em nosso auxílio...

- vinde em nosso auxílio quando qualquer situação de vida possa nos levar a duvidar do amor de Deus por nós,
- vinde em nosso auxílio quando o medo e a insegurança rodearem nossa vida e história,
- vinde em nosso auxílio quando diante de todas as vicissitudes da vida nos levarem a murmurar contra Deus,
- vinde em nosso auxílio diante do medo da morte e da morte dos nossos queridos,
- vinde em nosso auxílio quando a tristeza e a angústia nos visitarem,
- vinde em nossa auxílio diante dos acontecimentos que podem nos colocar em situações de dificuldades para defender nossa fé,
- vinde em nossa auxílio diante das mais adversas situações que possam nos afastar da Cruz redentora de Jesus Cristo,
- vinde em nosso auxílio quando tudo poder parecer sem saída nem soluções humanas,
- vinde em nossa auxílio e defendei-nos das ciladas do grande inimigo do homem,
- vinde sempre em nossa defesa e rogai por nós diante do Altíssimo Senhor. Amém


Em forma de bate-papo Nicole vai falar das imagens que representam a beleza da natureza.