quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A presença feminina na Ordem de São Gilberto



        Outro costume mencionado na crônica sobre a Ordem é interessante como mostrando a importância atribuída por São Gilberto para o posto e a posição das freiras na vida da comunidade. "Três freiras mantinham todo o dinheiro da casa ... Os procuradores tinham quarenta xelins nas mãos para as pequenas compras para evitar uma abordagem frequente junto a janela de comunicação entre as comunidades masculinas e femininas para pedir dinheiro. Cada compra e venda era notificada por escrito às freiras. Nenhum dinheiro poderia ser gasto, nem lã, manteiga, queijo, ou de quaisquer bens alienados sem o seu consentimento. "
       Quando a ocasião surgia para explicações sobre os gastos ou necessidade de dinheiro, o assunto era discutido através da janela, com quatro procuradores do lado masculino da comunidade e de três freiras do lado feminino para estarem presentes; "se falava em cada lado na terceira pessoa." Todos os anos, após as contas serem submetidas ao Capítulo Geral, e quando todas as despesas eram pagas, qualquer quantia em dinheiro que porventura sobrasse era dedicada "aos pobres de Cristo", para fornecer para eles com melhores camas e revestimentos mais confortáveis ​​quando eles viessem em busca de hospitalidade no convento.
       Quando uma freira ou irmã estava em perigo de morte, o sacristão dava conhecimento do fato por tocar a campainha duas vezes. Em seguida, quatro cônegos e um irmão leigo entravam na enfermaria para administrar os últimos sacramentos, na presença das outras monjas e freiras. Após a morte da religiosa ela era vestida com o hábito da Ordem, e colocada diante do altar na igreja, onde os cônegos vinham  e cantavam  "o serviço dos mortos sobre ela."


Nenhum comentário:

Postar um comentário