São Pedro
Beato Papa Eugênio III
Papa Bento XVI
Papa Francisco
Papa Francisco
A Igreja celebra o dia do Papa no dia em que faz memória dos santos Pedro e Paulo, colunas mestras da igreja de Cristo, cuja fé está alicerçada na fé proferida por ambos apóstolos.
São Pedro que em nome da comunidade apostólica declara que Jesus é o Messias é o mesmo por quem o Senhor orou para que se mantivesse firme e em pé diante das perseguições e da fraqueza para que, uma vez, fortalecido em sua fé pudesse confirmar a fé dos seus irmãos.
São Gilberto de Sempringham foi também alguém que foi confirmado em sua fé pela presença atuante da figura de Pedro na pessoa do papa em seu tempo. Foi o grande papa cisterciense, beato Eugênio III que o recebeu por ocasião de sua ida a Citeaux, para participar do Capítulo Geral da Ordem, sob a direção e guia de São Bernardo de Claraval, que concedeu os Estatutos de Sempringham e concedeu sua bênção apostólica para que Gilberto voltasse à Inglaterra como o Mestre da sua comunidade.
Também foram muitas as cartas de apreço e solidariedade a São Gilberto recebidas por ocasião da revolta de alguns irmãos da ordem que procuraram tumultuar a vida do santo fundador e, que em sua obediência e silêncio, valeram-lhe a vitória concedida através da presença do ministério petrino a seu favor.
Texto: Da vida de São Gilberto de Sempringham
"E assim a cada dia Gilberto via crescerem os filhos de Deus , a cada dia ganharem força , até se tornarem muito numerosos [1]. Como é típico dos homens corretos , não se achava merecedor de tamanha autoridade porque tinha consciência da própria fraqueza ; planejou retirar dos seus homens aquela que era ao mesmo tempo uma obrigação e uma honra , e confiá-la às habilidades de um ou mais que ele encontraria e que fossem mais fortes e mais capazes .
No entanto , o Papa e os abades cistercienses disseram que os monges dessa Ordem não tinham autoridade sobre a vida religiosa de outros , muito menos de freiras ; portanto , Gilberto não conseguiu o que desejava, mas , sob ordens do Papa e conselhos daqueles irmãos santos , foi autorizado a continuar o que iniciara na graça de Cristo . O Senhor não privaria a comunidade de Sempringham do seu próprio pastor , que se mostraria melhor para ela do que qualquer outro homem .
O Papa se dispôs a orientar o mérito de Gilberto até que ele multiplicasse por cem a colheita , embora naquela época ele continuasse no segundo estágio dos homens [não religioso] [4]. De fato , a nossa irmã, a mesma congregação , continua muito pequena e não possui recursos sob a forma de prelados ou pregadores para alimentá-la com o seu próprio leite ou fortalecê-la com comida sólida , para organizar os assuntos internos , protegê-la da carência e defendê-la em todas as coisas e por toda parte .
Então, o Santo Papa Eugênio concedeu e impôs a São Gilberto o dever de zelar pelo rebanho que reunira; ninguém melhor do que ele , que originariamente o conquistara, e também não era possível existir ninguém mais fervorosamente preocupado com o bem-estar desse rebanho do que o homem que trabalhou primeiro e principalmente para formá-lo.
No entanto , o santo alegou a fraqueza dos seus últimos anos como desculpa para não assumir responsabilidade tão pesada ; alegou ser indigno dessa honraria , inexperiente em ensino e humilde diante da perspectiva de cargo tão elevado . Temeu não poder se igualar aos que tinha sob seu encargo ; temeu dispersar a tranqüila certeza dos seus pensamentos e que a preocupação com negócios derrotasse a docilidade derivada da vida interior que lhe era tão cara e da sua meditação contínua .
Gilberto pôs de lado os interesses particulares para conseguir a salvação de muitos . Depois de longa experiência na prática da contemplação , ele agora concordava em se dedicar à execução de atos piedosos , para poder colher frutos de ambos os tipos de vida . Exatamente por ele poder ser administrador daquilo que antes possuía, uma vez que , concedendo esses bens aos pobres e ele próprio se tornando pobre exercia o poder como servo das coisas que lhe eram confiadas, e não como senhor dos seus próprios bens .
Gilberto também se tornou íntimo de São Malaquias, arcebispo de Irlanda, e de São Bernardo, abade de Clairvaux[7] durante a visita que fez junto com esses dois homens a um doente que recuperou a saúde , segundo dizem, com as orações desses três homens . Além disso, Gilberto recebeu demonstrações de afeto do bispo e do abade , cada qual lhe ofertando um bastão , instrumentos de certos milagres ; e o abade também lhe ofereceu como lembrança uma estola e um manípulo".
[1] Gênesis 26:13.
[2] Êxodo 4:13; Gênese 12:2.
[3] 1147. Ver pp. xl-xlii.
[4] Mateus 13:8.
[5] Cf.M. Maccarrone, Vicarius Christi (Roma, 1952); John de Salisbury, Cartas , ii, 228-9n.
[6] O Papa Eugênio III finalmente depôs William Fitzherbert, arcebispo de York (futuro São William de York) no início de 1147 e confirmou a eleição de Henry Murdac, abade cisterciense de Fountains; mais tarde , a 7 de dezembro do mesmo ano , o Papa consagrou Henry (D. Knowles, The Historian and Character and Other Essays, Cambridge, 1963, p. 90).
[7] Ver pp. xli, xlvi. São Malaquias de Armagn morreu em Clairvaux em 1148; sobre São Bernardo e a reconstrução da igreja irlandesa, ver J. A. Watt ,
Nenhum comentário:
Postar um comentário