quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

São Gilberto: testemunha fiel do Cordeiro de Deus



    O Livro das Revelações nos apresenta em seus relatos a força do testemunho dos discípulos do Cordeiro e sua adesão incondicional ao projeto do Pai. Diz a palavra de Deus: "Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro" (Apocalipse 7,14b). 
    Os santos são as testemunhas visíveis deste fidelidade ao Cordeiro de Deus, pois, aprenderam com suas vidas a proclamarem a Cristo como o seu senhor. São homens e mulheres que abandonaram suas vidas no Senhor e por isso puderam vencer todas as ciladas e armadilhas que o mundo e sua mentalidade lhes impuseram, cumpriram a palavra do Senhor pelo profeta Jeremias: "Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor" (17,7). 
     São Gilberto faz parte desta plêiade que por amor a Cristo foi tornando-se a fiel testemunha com sua vida e postura diante da vida e do mundo. Foi conquistado pelo Senhor e porque foi alcançado por Jesus, permitiu que sua vida pudesse ser um sinal visível de sua pertença ao Senhor. Cumpriu em sua vida a palavra do profeta: "Seduzistes-me, Senhor; e eu me deixei seduzir! Dominastes-me e obtivestes o triunfo" (Jeremias 20,7).
       Dar testemunho do Senhor é próprio para aqueles que movidos pelo Espírito Santo são conduzidos por um novo caminho a cada dia. Esse caminho é a escolha pelo Evangelho e pela confiança e abandono em Jesus Cristo, ser alimentado por ele e viver por ele com toda a intensidade, com toda a força e toda opção de vida. 
        A santidade dos filhos de Deus se realiza nesta única e suprema verdade: nele a nossa vida está escondida e plenamente realizada. Nada vale mais do que seguir por este caminho para entrar na vida. Poder testemunhá-lo em cada momento e situação, permanecer unido a Cristo e ser encontrado nele; isto sim vale a pena para aqueles que dão testemunho do Cordeiro em sua existência humana.
         São Gilberto soube em cada passo de sua história manifestar este amor incondicional pelo Cristo, soube fazer a melhor escolha e que não lhe será tirada (cf. Lucas 10,42). Aprendeu o que significa viver uma vida nova e tirar de suas consequências os valores que dão sentido e orientação para o seguimento do Senhor. Soube conformar sua vida ao Senhor de tal forma que ao longo de sua vida foi tornando-se impossível separar-se dele. Foi testemunha fiel pela sua escolha e decisão, aprendeu a perder a vida para poder ganhá-la em plenitude.  







                

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Rendendo ação de graças com São Gilberto



"Pai de ternura e de bondade, nós vos louvamos, vos bendizemos e glorificamos vosso nome por todos os séculos dos séculos.
Bendito seja vosso poder e vossa misericórdia por todas as gerações.
Bendizemos e adoramos-vos pela vossa infinita e inefável compaixão que nos concedeis em vosso amor de Pai a plenitude de vossa graça através de Jesus Cristo, vosso amado Filho, nascido da Virgem Maria, na noite santa de Belém.
Queremos render-vos graças e louvores juntamente com São Gilberto, vosso servo. Ele que soube render-vos graças e louvores em sua vida e história e, pedimos pela sua intercessão a graça de também nós rendermos graças ao vosso nome glorioso e ao vosso infinito amor revelado em vosso filho unigênito.
São Gilberto, rogai a Deus por nós a fim de que sejamos capazes em nossa vida de reconhecer e louvar o santo nome de Deus Pai e de seu Filho Jesus Cristo.
Ajudai-nos a preparar sempre os nossos corações para acolher com amor e fé o insondável mistério do nascimento do Salvador, assim, nós seremos salvos e poderemos cantar os mais profundos louvores e ação de graças pela plenitude da revelação do Pai em nosso favor.
Rogai por nós, ó servo de Deus e amigo dos homens, e nós seremos fortalecidos para honrar com nossa vida o santo nome do Senhor e haveremos de render-vos louvores e graças por toda a nossa vida. Amém!"

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Oração a São Gilberto pela proximidade do Natal de Jesus



"Deus de amor e de bondade, nós vos bendizemos e adoramos e reconhecemos como o nosso único, nós vos agradecemos pelo nascimento de vosso amado filho no meio da natureza humana para nos resgatar da morte e do pecado.
Por isso vos suplicamos que, pela intercessão de vosso servo São Gilberto de Sempringham, a nossa alegria pela proximidade do natal de Jesus nos cumule de todas as graças e bênçãos dos céus e que sejamos uma manjedoura viva para acolher com fé a presença viva do vosso amor e ternura no meio de nós.
Pedi, ó São Gilberto, a fim de que possamos celebrar e viver o Natal de Jesus com o coração radiante de alegria e que esta alegria transforme a nossa vida e nos impulsione a vermos a cada dia a presença amorosa do Senhor em nossa realidade e história.
Rogai em nosso favor São Gilberto e assim nossa certeza da presença do Senhor que vislumbramos na noite do pão nos sustente a cada dia de nossa vida rumo à pátria definitiva e nos faça mensageiros da Boa Nova a todos os homens de boa vontade.
Intercedei por nós, São Gilberto, e assim nós estaremos mais atentos e vigilantes para perceber o Senhor nascido da Virgem Maria que veio acampar conosco e nos trazer a salvação e a vida em plenitude. Amém!"





segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Pedindo pela alegria do Natal por intercessão de São Gilberto



"São Gilberto de Sempringham, nós te bendizemos e agradecemos pela tua contínua intercessão em favor de nossa vida e de nossa história.
Queremos suplicar pela tua intercessão pela alegria de celebrarmos o Mistério do Natal de nosso Salvador e que esta alegria seja plena.
Ajudai-nos a preparar bem o nosso coração para que sejamos acolhedores a fim de que recebamos tamanho presente que o Pai nos dá: seu amado Filho nascido de Maria, na noite santa de Belém.
Pedi por nós e assim a nossa alegria será completa.
Pedi pela alegria de celebrarmos o natal com o coração cheio de júbilo e de contentamento e assim seremos missionários dos mistérios de nossa salvação.
Rogai em nosso favor diante do Pai das Misericórdias para que o nosso Natal seja uma acolhida ao grande sinal de amor que nos foi dado na história.
Pedi por nós, ó amigo de Deus, e seremos anunciadores das maravilhas que se realizam em nosso meio a cada dia: Deus quem vem morar para sempre junto de nós. Amém!"



quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Oração a São Gilberto pela consagração de nossa casa



"São Gilberto de Sempringham, tu que tiveste toda a tua vida consagrada ao Senhor, nós te suplicamos que pela tua intercessão a nossa casa seja consagrada ao Senhor, para que tenhamos uma vida fortemente marcada pela presença viva do nosso Salvador.
Ajudai-nos a ter nossa casa renovada no amor de Jesus Cristo, a fim de que possamos pertencer a Ele e a servir com alegria.
Pedi por nós na santa presença do Senhor para que a nossa casa seja protegida e amparada pelos santos anjos de Deus, que possa reinar a paz e a alegria em nosso lar, que possamos experimentar o amor e o perdão, que tenhamos a segurança necessária, que os nossos tenham saúde do corpo e da alma.
Concedei-nos pela tua intercessão que sejamos edificados na rocha firme, que as tempestades não nos assustem; afastai para longe de nossa casa toda forma de perigo e maldade; pedi em nosso favor para que vivamos em harmonia conjugal, que nossos filhos cresçam na segurança e sob o amparo de nosso Deus.
São Gilberto, ajudai-nos a viver como consagrados e teremos uma vida tranquila e feliz; pedi a fim de que nossa casa seja lar a cada dia e que vivamos em segurança seguindo pelos caminhos do Senhor. Amém!"




terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Uma coroa a São Gilberto



                A Coroa do Advento  é composta de quatro velas nos seus cantos presas aos ramos formando um círculo. O círculo não tem começo e nem fim, é símbolo da eternidade de Deus e do reinado eterno do Cristo. A cada domingo acende-se uma delas.
            Para glorificarmos a vida de São Gilberto nós também vamos lhe preparar uma coroa: quatro velas que vamos acender em honra de seu nascimento, vida, pregação evangélica e morte na santidade.
           Cada vela poderá ser acesa com prece e um louvor.






Coroa

              Esta primeira vela que acendemos em nossa coroa oferecemos a Deus pelo nascimento de São Gilberto. Seu nascimento foi uma grande alegria para sua casa, sobretudo para sua mãe que teve uma visão a respeito de sua vida e sua importância para a Igreja na Inglaterra. 

 


Oremos


"Nós vos louvamos e bendizemos, ó Pai santo pelo nascimento do vosso servo São Gilberto e rogamos pela sua intercessão a graça de vivermos a nossa vida humana como um dom à vossa infinita majestade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!"


               A nossa segunda vela, nós acendemos em honra de sua vida como dom para o mundo. Esta vela é um agradecimento pela sua longa e frutuosa vida. Sua vida foi marcada pela ação do Divino Espírito Santo, sobretudo, pela sua fidelidade a Deus.




Oremos

"Pai de amor e de misericórdia, nós vos bendizemos pela vida de vosso servo São Gilberto. O Senhor a abençoou para que pudesse ser um sinal de vossa ternura para toda a humanidade e pedimos que a exemplo de São Gilberto também nós possamos viver uma vida marcada fortemente pela vossa presença e que sejamos no mundo um sinal de vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!"


               
                     A terceira vela de nossa coroa em honra de São Gilberto nós a oferecemos pela sua pregação evangélica. Ele que soube ouvir a voz do Senhor e corresponder através de sua missão, de seu carisma a sua pertença a Igreja do Senhor como serviço pela causa do Reino de Jesus, pela salvação dos homens e pela pregação da Boa Notícia no seu tempo e pela ordem religiosa que fundou que santificou a muitos.






Oremos

"Deus Pai todo-poderoso, louvado sejas por Jesus Cristo, o vosso amado Filho unigênito que veio ao mundo para revelar a plenitude do vosso amor. Nós vos oferecemos esta vela em honra de vosso servo, o presbítero e confessor São Gilberto de Sempringham que soube corresponder sua vida pela sua radicalidade no seguimento a Jesus Cristo, vosso filho pela vida sacerdotal e consagrada. Pedimos a graça de também podermos dar o nosso sim com alegria e generosidade em favor do anúncio do vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!"


                 Nossa quarta vela na coroa de São Gilberto, nós a oferecemos pela sua morte e ressurreição em Jesus Cristo. Depois de uma longa vida marcada pela sua fidelidade a Jesus, sua morte foi o coroamento no seu seguimento a Jesus, primeiro porque ele pertence a Cristo Ressuscitado, depois, pela beleza de sua hora marcada pela presença de seus religiosos ao seu redor na hora de sua passagem e finalmente porque recebeu o prêmio dos justos pela sua fidelidade batismal




Oremos

"Senhor Jesus Cristo, tu que nos disseste que todo aquele que acreditasse em teu nome seria salvo, nós te louvamos e te bendizemos pela santa morte que experimentou teu servo fiel, São Gilberto. O Senhor o associou à tua cruz e ressurreição e ele já entrou pelo teu poder na glória da vida eterna. Por isso, ao acendermos nossa quarta vela em sua honra, nós pedimos a graça de um dia também sermos vencedores com a nossa ressurreição. Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos. Amém!"









Pedindo pela fidelidade à aliança




"Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós!
Pedimos pela intercessão de São Gilberto a graça de nossa fidelidade à aliança de amor que nos cumulaste de bondade pelo dom de nosso batismo e chamado a sermos vossos filhos adotivos. 
Ajudai-nos, ó São Gilberto de Sempringham, tu que foste fiel à aliança com Deus e manifestaste em tua vida os sinais dessa aliança.
Rogai por nós para que a cada dia e, especialmente nestes dias de grande tribulação que nós sejamos fiéis a Deus e à sua aliança firmada conosco pela cruz redentora de Jesus Cristo.
Pedi ao Pai em nosso favor e nós seremos felizes e fiéis.
Auxiliai-nos em nossas dificuldades para que aprendamos a sermos dignos das promessas de Cristo e seremos suas testemunhas.
Vinde em nosso favor e pedi para que nunca possamos deixar a nossa aliança, mas que sejamos fiéis ao Bom Senhor e Salvador.
São Gilberto de Sempringham, rogai por nós e seremos felizes. Amém!"





sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Juntamente com São Gilberto, oramos pela paz, pelo pão e pelo trabalho


           


          Amar é um ato de decisão e o amor implica fundamentalmente em conduzir a via na confiança e somente na confiança nos alegará as bases sólidas para que, sendo puro, o amor possa ser gratuidade.
          O amor exige, por si próprio, de uma consciência por convicções que pensa e sente os outros como os mais próximos, como aqueles com os quais devemos e podemos entrar num comprometimento que leva à uma atitude nova que valoriza e reergue-os em sua dignidade, que é capaz de superar limites e debilidades.
         São Gilberto nos ensina como discípulo do Mestre Jesus a vencer a vulgarização do amor, tão acentuado numa sociedade fria e vazia de valores, que relativiza o ser humano e a tudo o que de mais sagrado é oferecido pelo próprio Deus.
          Assim, com São Gilberto, somos convidados pela ação do Espírito santificante e que converte os corações a optar e desejar o amor que conduz a cuidar do bem comum, a pensar com carinho a vida do outro, sobretudo, aquele amor que supera a desumanização gerada pela indiferença.
           Oramos com São Gilberto pela paz, a paz tão sonhada, mas que só será realidade e possibilidade a partir da intimidade de vida com aquele que é o Príncipe da Paz (Isaías 9,5). Somente com Ele é que haveremos de vencer as artimanhas e ciladas daquele que engana e não nos deixa viver a paz como sinal de amor e de bondade entre nós.
        Juntamente com São Gilberto oramos  pelo pão, o pão da vida, o pão que nos garante comunhão e solidariedade. Este pão que buscamos a cada dia na oração que aprendemos do Mestre, que nos foi comunicada, é o pão que dá sentido à nossa existência humana, que nos arranca da morte que conduz à morte e que nos estimula a não viver a vida como partilha e dom de unidade.
         São Gilberto compreendeu a necessidade de buscar sempre este pão que sacia e impulsiona a saciar, no amor, a todos aqueles que de nós se aproximam. Ele, o Senhor, é o pão que gera a vida e os laços que nos vinculam uns aos outros para o testemunho da pertença.
          Peçamos juntamente com São Gilberto pelo dom do trabalho que dignifica a pessoa humana e ajuda a edificar na cidade terrena os sinais da nova terra, uma nova sociedade, capaz de gerar, pelos seus frutos, uma sociedade de justiça, de paz e de amor.     
        Que São Gilberto, junto ao Pai de todos, possa interceder por nós, a fim de que possamos abrir sempre o nosso coração e a nossa mente para a ação contínua e plena do dom que nos conduz à santidade de vida.      

paz







quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Agradecendo a São Gilberto pelo sacerdócio




"São Gilberto de Sempringham, eu te louvo e te bendigo pela tua presença em minha vida cristã e no meu sacerdócio.
Peço-te que me ajudes a vivê-lo de maneira intensa e fiel com o tu foste fiel em teu sacerdócio.
Ajude-me a dar o meu sim com coragem e generosidade a cada dia, para que possa refletir o rosto amoroso de Cristo em minha missão.
Interceda por mim junto ao nosso sumo e eterno sacerdote a fim de que minha vida possa ser iluminada pela sua palavra e eu possa dar meu testemunho de seguimento ao Senhor que me chamou deste o ventre de minha mãe.
São Gilberto, eu te agradeço porque durante toda a minha etapa vocacional, de formação na vida religiosa e sacerdotal tu te mantiveste ao meu lado, através de minhas orações intercedendo por mim e pelo meu sacerdócio.
Rogo-te: continua a pedir por mim para que eu nunca desista, que eu possa vencer todos e quaisquer obstáculos que por ventura surgirem durante minha caminhada. 
Roga por mim para que eu não seja fascinado por qualquer ilusão que possa me afastar de minha vocação sacerdotal.
Ajuda-me através de suas orações diante de Jesus Cristo para que eu aprenda a cada momento buscar uma profunda amizade e intimidade com o Senhor, pois, só assim eu poderei responder com amor e intensidade de vida ao meu sacerdócio.
Obrigado pelo teu sacerdócio fecundo que inspira ao meu sacerdócio.
São Gilberto de Sempringham, rogai por mim e por todos os sacerdotes. Amém!"




terça-feira, 3 de dezembro de 2013

São Gilberto, ajudai-nos a esperar...


            Esta oração simples quer nos ajudar, sobretudo, neste tempo favorável do advento a esperar no Senhor, pedindo pela intercessão de São Gilberto.
                   Façamos com toda a confiança e amor.


- São Gilberto, ajudai-nos a esperar sempre no Senhor, nossa vida;
- São Gilberto, ajudai-nos a esperar nas promessas feitas pelo nosso Deus;
- São Gilberto, ajudai-nos a esperar sermos libertados a cada dia do poder do mal;
- São Gilberto, ajudai-nos a esperar na força do amor que cura no Espírito Santo;
- São Gilberto, ajudai-nos a esperar na vitória do nascimento do Senhor junto de nós;
- São Gilberto, ajudai-nos a esperar no poder do amor que vence o ódio;
- São Gilberto, ajudai-nos a esperar sempre no sim generoso da Virgem Maria;
- São Gilberto, ajudai-nos a esperar a cada dia a realização de nossa salvação;
- São Gilberto, ajudai-nos a esperar no amor misericordioso que nos redime e cura;
- São Gilberto, ajudai-nos a esperar que sempre somos renovados no amor de Deus;
- São Gilberto, ajudai-nos a esperar na fidelidade de Deus em nosso favor;
- São Gilberto, ajudai-nos a esperar que somente em Jesus Cristo temos a vida;
- São Gilberto, ajudai-nos a esperar que em cada momento temos uma nova oportunidade;
- São Gilberto, ajudai-nos a esperar na vitória sobre o nosso pecado;
- São Gilberto, ajudai-nos a esperar sempre na santidade de vida que somos chamados;
- São Gilberto, ajudai-nos a esperar sempre em Deus. Amém!






A nossa alma espera no SENHOR Papel de Parede Imagem