quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Oração a São Gilberto pela amizade


"Ó São Gilberto de Sempringham, amigo de Deus e amigo dos homens, nós nos aproximamos de ti com o coração simples e humilde e pedimos tua intercessão pelo dom da amizade sincera e terna.
Tu que foste amigo dos teus, sede nós te pedimos nosso amigo em nossas necessidades espirituais e ajudai-nos em nossas relações de amizade.
A amizade entre as pessoas é um dom precioso, como é bom ter amigos sinceros  e presentes em nossas vidas, por isso, ajudai-nos a termos bons amigos, verdadeiros tesouros ao nosso redor e em nosso coração.
Intercedei por nós, ó servo e amigo de Deus para que nossa amizade seja um sinal do amor imenso do Pai que nos foi revelado em seu Filho Jesus Cristo.
Pedi em nosso favor para que o dom da amizade nos ajude a caminhar numa senda de santidade e alegria. 
São Gilberto de Sempringham, rogai por nós e por nossos amigos. Amém!"





sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O priorado de Haverholme

         

           O priorado gilbertino de Santa Maria, Haverholme , foi fundado como uma casa em 1139 por Alexandre , bispo de Lincoln. Em 1137, ele havia oferecido uma propriedade, uma ilha pantanosa no rio perto de Sleaford, ao abade de Fontes para a abadia cisterciense. O Abade Gervase aceitou, mas dois anos foram gastos em erguer os edifícios monásticos que eram absolutamente necessários, e no dia das Candeias, 2 de fevereiro de  1139, um grupo de monges foi enviado de Fontes para tomar posse . O lugar desagradou a eles, e o bispo deu-lhes em vez do local, uma outra casa em Louth Park foi construída. Alexandre, então, ofereceu Haverholme ao seu antigo confessor, Gilberto de Sempringham, que viveu em sua casa por oito anos. 
         O número das irmãs de Sempringham estavam aumentando muito rapidamente, os edifícios cistercienses estavam prontos para eles em Haverholme, e o bispo considerou que não havia terras aráveis ​​e pastagens suficientes para as suas necessidades. São Gilberto enviou freiras , irmãs, leigos e irmãos leigos para Haverholme, mas no início eles sofreram severamente com a pobreza. 
          Em 1140 Simon Tushett " teve compaixão de sua boa vida, e temendo que eles não tivessem os meios para viver ', concedeu-lhes terras em Ashby. Henry II, Roger Mowbray, e Roger de Lacy  estavam entre seus benfeitores posteriores.
          São Gilberto acrescentou então cônegos à comunidade logo após o seu regresso de Cister, em 1148. Depois, ele limitou os números na casa de 100 monjas e irmãs, e 50 cônegos e irmãos leigos. 
      Em outubro de 1164, Thomas , arcebispo de Cantuária, encontrou abrigo em Haverholme, entre outras casas da ordem Gilbertina , quando ele fugiu para o estrangeiro do Conselho de Northampton.
          Em 1254 a receita da casa foi avaliada em £ 40, as temporalidades em £ 100 11s 10d. Três anos depois, Richard de Gravataí , bispo de Lincoln, declarou que os recursos da casa não eram suficientes para a manutenção dos convidados e pobres , e ofereceu para o uso do convento, a igreja de Sleaford e uma porção de Ruskington. 
           Em 1291, o valor das temporalidades tinha aumentado em mais de £ 18 por ano, e sobre o início do século XIV, as vendas anuais de lã foi de 15 sacos. Naquela época, as receitas, provavelmente, suficiente para as necessidades da casa, aparentemente não foram feitos esforços para obter uma licença para terras apropriadas, o dinheiro não foi avançado pelos mercadores italianos, nenhuma dificuldade especial foi experimentada no pagamento dos impostos.
         A história posterior do convento é bastante obscura. Pouco antes da dissolução havia muitos manuscritos, mas poucos livros impressos. A casa foi entregue em 24 de setembro de 1538.  As pensões foram concedidas aos cônegos e quatro irmãos, a prioresa e sete freiras.
            Em 1535, o valor da propriedade era de apenas £ 70 15s . 10 ½ d . de que o lucro líquido retirados das reitorias eram de apenas £ 7 13s . 8d.
           Nas mãos de um oficial de justiça da coroa, quatro anos depois, a propriedade trouxe £ 103 17s . 6 ½ d. , E incluiu as reitorias de Ruskington , Sleaford, e Anwick , as terras em Ruskington , Anwick e Dorrington , e quatro fábricas em Lincolnshire, terras e cortiços em Staunton, Thorp, Thoroton , Shelton e granjas em Warborough e Staturn em Nottinghamshire .

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Oração a São Gilberto pela simplicidade de coração e de mente


"Óh glorioso São Gilberto de Sempringham, servo fiel e obediente ao Deus único, vivo e verdadeiro, nós te pedimos que venha em nosso auxílio a tua proteção e intercessão a fim de que tenhamos um coração simples e manso, capaz de tornar nossa vida um dom de amor para o nosso próximo.
Ajude-nos a possuirmos uma simplicidade de coração, para que tenhamos o desejo e a sede de cumprirmos em nós os mandamentos do Senhor.
Intercedei por nós para que a nossa mente seja capaz de acolher a palavra de vida que vem de encontro à nossa vida.
Queremos ser obedientes à santa vontade de Deus.
Concedei-nos em tua amizade junto ao Senhor Altíssimo a graça de um coração e de uma mente novos.
Ajudai-nos em nosso processo contínuo  de uma renovada conversão de nossos valores. Pedi por nós para que tenhamos a sabedoria para o discernimento das situações e que nosso coração e mente sejam simples, capazes e ardorosos de uma vida segundo o coração de Jesus Cristo.
São Gilberto, vinde em nosso auxílio com a tua amizade e intercessão. Amém!"




sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Momento de encontro com São Gilberto



           Este momento de oração pessoal quer nos ajudar a fazer um encontro de amor com Deus e seu filho Jesus Cristo juntamente com São Gilberto. É uma forma de orar que reflete a simplicidade da intimidade com o Senhor pela intercessão de seu servo. Faz-se sempre necessário deixar-se encontrar para poder ajudar no encontro vislumbrar a ternura e a bondade infinitas de Deus que se revela a cada instante em nossa vida.
            É uma oportunidade para abrirmos o coração para uma memória de nosso próprio encontro pessoal com Deus e junto de São Gilberto vivermos um momento de oração de abandono, de confiança filial e de afeto de íntimos num amor que abraça a todos.


518246 Paisagens bonitas de primavera fotos 6 Paisagens bonitas de primavera: fotos



Momento de encontro

       1- Invocação do Espírito santo
       2- Contemplação do amor de Deus em nossa vida (faça um profundo silêncio)
       3- Agradecimento pessoal
       4- Saudação a São Gilberto:

"São Gilberto, tu és meu amigo e eu sou grato pela tua amizade. Peço que me ajude a entrar em comunhão com Deus. Eu desejo conhecer sempre mais e melhor o seu amor para comigo. Ajuda-me a ter o desejo de amá-lo e servi-lo com muita alegria a cada dia de minha vida assim como tu o fizeste. Dá-me a graça de esperar, de buscar e de desejar ver Jesus. Amém!"

        5- Contemple o rosto amigo de São Gilberto




             6- Faça seu louvor 
          7-  Apresente suas preces
          8- Pai nosso
          9- Ave Maria
          10- Reze um salmo
          11- Agradeça a Deus por esta oração


518246 Paisagens bonitas de primavera fotos 21 Paisagens bonitas de primavera: fotos


Pedindo a São Gilberto pela bondade entre as pessoas



"São Gilberto de Sempringham, nós te bendizemos e veneramos pela tua beleza espiritual diante de Deus, que é nosso Pai e é Bom. 
Te glorificamos porque sois presença amorosa entre os filhos da Igreja, sois um sinal de amor para as pessoas de boa vontade e te pedimos que nos alcance a graça de vivermos também uma vida marcada pela bondade e generosidade, sobretudo, nestes dias em que vivemos fortemente marcados pelo egoísmo e indiferença entre as pessoas.
Intercedei por nós, precisamos de tua ajuda e oração. Confiamos em tua intercessão junto a Jesus Cristo para que sejamos bons.
Vinde em nossa proteção e em nosso auxílio para que sejamos capazes de dar bom testemunho com a nossa vida de que pertencemos ao grupo dos que foram tocados pela cruz redentora de Jesus que nos convida à bondade, até para com os nossos inimigos.
São Gilberto, intercedei por nós!
Rogai por nós e assim seremos salvos da ingratidão do mundo que vive como se Deus não existisse. Amém!"




quinta-feira, 3 de outubro de 2013

São Gilberto: homem renovado a partir de Cristo


          O cristão, inserido em Cristo pelo dom do seu batismo é uma nova criatura. É preciso sempre recomeçar a partir de Cristo para um dinamismo novo de vida e uma vida devota que conduza o discípulo a estar mais próximo de seu Mestre.
             São Gilberto, como membro da Igreja de Cristo pelo dom de seu batismo também aprendeu a participar sua vida de uma maneira mais próxima do amor de Cristo que nos impulsiona (cf. 2Cor. 5,14) à uma nova realidade de vida que revela a nossa pertença a Cristo pelo mistério de sua cruz salvadora e redentora.
           Como discípulo de Cristo, São Gilberto viveu um recomeçar a cada dia em sua vida com uma profunda atitude de vida orante; mantinha uma profunda intimidade com o Senhor através da contemplação e da meditação, a fim de não perder o calor que abrasa o desejo de estar cada vez mais perto do único Senhor que dá sentido à nossa vida.
               Além disso, São Gilberto soube recomeçar a cada dia numa verdadeira travessia pelo deserto adentro, para esvaziar-se a si mesmo e aprender a colocar-se na presença de Deus que fala através da sarça ardente que queima mas que não se consome (cf. Ex. 3,2). Ele aprendeu no curso de sua existência humana que faz-se necessário tirar as sandálias diante do Senhor que se revela em sua infinita misericórdia. 
           São Gilberto foi renovando sua vida a partir de Cristo buscando um abandono sereno e certo na providência de Deus que nos apresenta uma proposta e um projeto que não permite duvidar de suas promessas, que nos tira toda forma de insegurança e de medo, que nos lança para as águas mais profundas em obediência à sua Palavra (cf. Lc. 5,4b). Soube em sua obediência perceber que para ser um homem novo não basta apenas ouvir a Santa Palavra mas deve ser praticante desta mesma palavra (cf. Tg. 1,22).
             Por isso, desde o seu encontro de amor com Jesus Cristo, São Gilberto fez sempre este recomeçar em Cristo e a partir de Cristo para que pudesse ter sua vida centrada na pessoa e missão de Cristo. Soube percorrer um caminho que o conduzisse para muito além de si mesmo e de suas seguranças humanas. Soube responder co afeto e carinho aos apelos da missão e da vida nova em Cristo em cada situação vivida e experimentada. Soube olhar para figura do Bom Pastor e compreender que é nele que temos a segurança plena e a vida em abundância.



terça-feira, 1 de outubro de 2013

Cinco minutos na presença de São Gilberto



           Para o cristão é muito importante uma vida intensa de oração. Apresentamos uma forma de orar, simples, modesta, mas muito eficaz na companhia de nosso amigo diante de Deus, São Gilberto de Sempringham. São cinco minutos de amizade e de intimidade com ele. Que seja uma experiência forte e alegre.



Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Deus, vinde em nosso auxílio!

Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no princípio, agora e sempre, amém.


       Há quanto tempo eu te esperava, pois bem conheço as graças de que necessitas e que desejas que eu peças ao Senhor! 
       Estou disposto e fazer tudo por ti; mas filho, dize uma a uma tuas necessidades, para que eu seja o intermediário entra tua alma e Deus, e possa suavizar teus males e sofrimentos.
      Sinto a aflição do teu coração e quero unir-me às tuas amarguras. Deseja o meu auxilio no teu negócio... queres minha proteção para restituir a paz na tua família... para conseguir algum emprego... para ajudar alguns pobres... alguma pessoa necessitada... para que cesse alguma tribulação... queres tua saúde ou a de alguém a quem muito estimas? Coragem, que tudo obterás. 
       Agradam-me também as almas sinceras que tomam sobre si as dores alheias, como se fossem próprias. Mas eu bem vejo como desejas aquela graça que há tanto tempo me pedes. Tem fé, que não tardará a hora em que hás da obtê-la. 
      Uma coisa, porém, desejo de ti. Quero que sejas mais assíduo ao Santíssimo Sacramento: mais devoto para com a nossa Mãe Maria Santíssima: quero que propagues a minha devoção e ajudes os mais pobres deste tempo. Oh! Quanto isto me agrada ao coração! Não sei negar nenhuma graça àqueles que socorrem os outros por meu amor, e bem sabes quantos favores são obtidos por esse meio. 
       Quantos, com viva fé, têm recorrido a mim e são atendidos! Invocam-me para ter êxito feliz em um negócio, para achar um objeto perdido, para obter a saúde de uma pessoa enferma, para conseguir a conversão de alguém afastado de Deus, e eu, por amor dos meus pobres, cuja miséria está a meu cargo, obtenho de Deus tudo o que me pedem e ainda muito mais. 
         Temes que eu não faça outro tanto por ti? Não penses assim porque prezo muito as prerrogativas que me foram concedidas por Deus de ser o santo para a vida e a dignidade do ser humano. Muitos outros, como tu, têm precisado de mim e receiam pedir-me, cuidando que me importunam. Leio tudo no fundo do coração e a tudo darei remédio: hei da obter as graças; não temas. 
        Agora, volta às tuas ocupações e não te esqueças do que te recomendei; vem sempre procurar-me, porque eu te espero tuas visitas me hão de ser sempre agradáveis porque amigo afeiçoado como eu não acharás. Deixo-te no Coração Sagrado de Jesus e também no de Maria.

Reze em seguida: um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.


Field flowers image