sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

São Gilberto e o sim ao plano de Deus

           

           Deus em seu infinito amor para com toda a humanidade, desde a queda do homem pelo pecado, manteve um plano de salvação. Sua promessa foi sendo esperada e transmitida na história de seu povo escolhido para que todos pudessem um dia receber em plenitude a força de seu amor restaurador da dignidade do homem de ser filho de Deus pelo dom do seu batismo.
             No tempo favorável, o senhor entrou na história humana a partir do sim generoso da Virgem Maria e, em seu sim, todos pudemos receber a graça da restauração de nossa vida filial e de pertença a Deus.
             A partir do sim de Maria todos os cristão podem também oferecer com alegria o seu sim ao projeto de vida que Deus tem para cada pessoa que adere ao seu Filho Jesus, nascido na noite de Belém. À medida em que estamos abertos ao seu dom em nossa existência podemos com toda a certeza responder também como Maria ao plano de Deus para a nossa vida cristã.
             Assim, o sim generoso de São Gilberto também foi um sinal desse contínuo plano de salvação que Deus continua a realizar na história da humanidade. O seu sim trouxe também as consequências do amor revelado quando, mesmo em seu limite humano, pode ser um sinal de transformação do coração humano para uma maior compreensão das graças de Deus que superabundam a debilidade e a fraqueza.
             O sim de São Gilberto revelou aos seus toda a bondade e misericórdia de Deus para o seu tempo e o seu local. Trouxe vida aos pobres que puderam consagrar suas vidas através da vida religiosa, trouxe vida para os que esperavam, como outrora Israel pela libertação quando em seus conventos vidas humanas foram modificadas pelo poder do Espírito Santo para uma nova vida; trouxe vida em abundância quando pelo seu sim, muitos puderam conhecer o amor de Deus através da Eucaristia; trouxe a força da justiça em favor dos perseguidos, como foi o caso de sua ajuda ao grande São Thomás Becket; enfim, a força do sim de São Gilberto fez história em favor da Igreja do Senhor.
           

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pedindo a aceitação da história por intercessão de São Gilberto



"Oh, São Gilberto, homem justo e santo, tu que foste chamado por Deus para uma vida de radicalidade no seguimento a Cristo, seu Filho único, nós nos voltamos a ti e com total confiança em teu amor e amizade para conosco, te suplicamos a graça de nossa aceitação de nossa história.
Ajudai-nos para que a teu exemplo possamos abertos à vontade do Pai de amor, vivermos a nossa história marcada pela certeza de nossa salvação.
Intercedei por nós, para que, como tu, também possamos assumir nossa verdade e vivermos na santidade em nossos passos aceitando e compromissados com o Evangelho de Jesus Cristo sejamos portadores da boa notícia pelo nosso exemplo de vida e postura cristã diante de nosso tempo.
Vinde, ó glorioso São Gilberto, em nosso socorro para que a aceitação de nossa história possa ser para o mundo um sinal da plenitude do amor do Pai e, assim, vivendo na fidelidade ao Senhor, manifestemos a sua glória.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém!"

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Oração a São Gilberto pela cura da visão

"São Gilberto de Sempringham, tu que foste agraciado por Deus pelo dom da fé e pela perseverança no seguimento a Jesus Cristo, nosso único Senhor e Salvador, nós te pedimos a tua intercessão para que sejamos curados para que vejamos as graças de Deus em nossas vidas. Concedei-nos a cura de nossa visão, tanto do corpo quanto da alma, a fim de que possamos proclamar o amor infinito do Senhor em nossa vida e em nossa história. Ajudai-nos a ver o poder de Deus que atua em nosso favor e em nossa defesa. São Gilberto, rogai por nós e assim nós seremos salvos. Amém!"


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Oração a São Gilberto por esperança




"Glorioso São Gilberto, hoje te rogamos pela esperança em nossos corações. A esperança que tu mantinha em teu coração. Pedimos pela esperança em nossas vidas a cada dia para que possamos viver como filhos de Deus, que apesar de nossas limitações, sejamos abertos à graça de Deus que quer falar conosco.
Intercedei, ó São Gilberto, para que a esperança não desapareça em nossos corações marcados fortemente por uma presença forte contra os sinais do amor, da paz, da vida, da fraternidade.
Ajudai-nos a superar com a força do Espírito de Jesus a mentalidade que nos quer afastar do amor que nos foi revelaado plenamente na cruz de Jesus Cristo, onde foi nos garantida a esperança na vida plena e na eternidade.
São Gilberto, rogai para que a nossa esperança seja renovada a cada dia.
São Gilberto, intercedei por nós para que a nossa esperança seja plenamente desejada em nossa história.
São Gilberto, ajudai-nos para que a esperança seja nossa força em cada situação que a vida possa nos apresentar.
São Gilberto, rogai por nós agora e na hora de nossa morte.
Amém!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

São Gilberto e a vida fraterna

                  A vida cristã é essencialmente uma vida marcada pela força da prática do mandamento novo do Senhor. A caridade evangélica é a vivência do lava-pés que manifesta o distintivo de ser discípulo de Jesus. O discípulo é aquele que manifesta na sua atitude os mesmos sentimentos do seu Senhor.
                  A vida fraterna é a prática de uma série de atitudes novas que revelam a pertença a Jesus Cristo. O amor não é viver apenas com aqueles que nos são simpáticos, mas viver inclusive com aqueles que nos são mais difíceis. A vida de discipulado é um compromisso com a vida nova. Essa vida revela que a relação humana supera em muito a busca de sentimentos meros humanos.
                 São Gilberto é alguém que trilhando os caminhos do Senhor viveu intensamente o seguimento do mandamento do discípulo.
                 A vida nova em Jesus Cristo é uma vida que diante dos valores que o mundo apresenta é capaz de responder a algo muito superior. Os santos são pessoas que acreditarm que a vida que o Senhor apresenta são muito mais do que uma vida meramente marcada pela busca de si mesmo e de seus próprios interesses. É impossível seguir a Cristo longe de uma vida nova.
                 Esta vida nova é possível quando se entra por este novo caminho. Este caminho é Cristo. Sem entrar por este caminho é difícil viver uma vida nova. O mundo precisa urgentemente de uma via nova. Mas sem conhecer e experimentar o Caminho por excelência se torna alienante esta vida.
                 São Gilberto foi fortemente marcado em sua vida por este caminho de vida cristã fraterna. Suas atitudes revelam a plenitude de sua adesão a Jesus Cristo. Foi capaz de superar em muito o seu ser humano frágil e débil pelos limites mas fortemente fortalecido pela ação do Espírito de Jesus.
                 Que São Gilberto nos ajude a viver a vida fraterna a fim de que sejamos verdadeiras testemunhas do amor cristão para o mundo.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

São Gilberto e o tempo do advento

            

             Com o advento abre-se para nós um tempo favorável de vigilância e conversão, de retormada de nossas opções como discípulos de Jesus que vem para nos libertar de todos os tipos de injustiças e opressões.
             Os discípulos do Senhor são chamados de forma muito intensa a viverem esta experiência ao longo de suas vidas e, assim, São Gilberto viveu de forma única este encontro de amor com a celebração da espera do Amado.
             Neste itinerário ele foi adquirindo os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo, nosso Senhor. Foi um caminho fortemente marcado pela adesão ao projeto de Deus revelado em seu Filho, nascido na noite santa de Belém, na casa do pão. Ele, que é o pão que sacia toda fome humana, ele mesmo vem ao encontro de todos os famintos e sedentos de vida, paz, justiça, alegria, realização humana, doçura.
             São Gilberto aprendeu a nutrir em sua vida todas essas buscas e encontra no Senhor, a realização de todas as suas necessidades. O advento foi para sua vida esse tempo favorável de perceber todo o imenso amor do Senhor em sintonia com a leitura de sua existência humana.
             O Sol da Justiça que vem do alto é aquele a quem São Gilberto serviu e seguiu mais de perto, foi a ele que consagrou sua vida, foi a esse Senhor que nasce na periferia humana a quem São Gilberto voltou os seus olhares e com uma paixão incrível foi capaz de tornar toda a sua realidade humana em vista de sua revisão e retomada de novas opções fundamentais para alcançar as promessas do Reino de Deus.
             Somente com este espírito de abertura à ação do Espírito Santo é que se torna possível uma busca de vigilância marcada pela intimidade com o Senhor na vida intensa de oração. Nos relatam seus biógrafos que este nosso santo passava horas em intensa oração durante noites sem fim.
            O advento como tempo favorável exige de todos os discípulos do Mestre Jesus, um empenho pessoal para preparar os caminhos do Senhor, que é o centro da pregação espiritual. A conversão exige uma mudança radical, que só será possível de se realizar em nós à medida de uma busca de transformação para uma crescente prática do amor cristão e evangélico.
             São Gilberto viveu assim intensamente esse tempo favorável pelo testemunho concreto de sua vida de discípulo e amigo de Jesus Cristo.

Oração agradecendo a São Gilberto



"São GIlberto de Sempringham, amigo de Deus e amigo dos homens, eu te bendigo e agradeço pela tua amizade e intercessão e, sobretudo, te agradeço pela teu exemplo de sacerdote e confessor e, suplico para que junto de Jesus Cristo possas tu pedir para que a minha vida seja mais conforme os designios de amor do Pai.
Rogai por mim, ó servo fiel e gentil, para que eu possa viver minha vocação com a mesma alegria e confiança que tu tiveste junto do Senhor.
Agradeço, ó São Gilberto querido porque em minhas fraquezas humanas tu tens estado presente olhando pelas minhas necessidades e as depositando junto ao Coração de Jesus e de sua Mãe Santíssima, a Virgem Maria.
Continuai, continuai, ó servo de Deus a pedir por mim para que eu seja cada vez mais fiel a Deus e à sua igreja.
Pedi por mim e eu serei forte o suficiente para viver minha santidade de vida. Agradeço-te, ó amigo de Deus e amigo dos homens.
Amém!"