quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Oração a São Gilberto pela paz no espírito



"Querido São Gilberto de Sempringham, tu que repleto do Espírito Santo foste cumulado de uma profunda paz no espírito, nós rendemos graças a Deus por este dom e suplicamos que interceda junto ao Pai por esta paz tão almejada para os nossos corações e nosso espírito.
Intercedei para que sejamos também imbuídos desta graça para que, diante das adversidades e das vicissitudes da vida, tenhamos a paz que nos faz experimentar a doçura do amor de Deus e nos torna fortes e capazes de superar a todas as dificuldades sabendo que somos amparados pela Divina Consolação.
Vinde em nosso auxílio, ó servo de Deus, para que sejamos amparados pela tua amizade e, assim, sejamos agraciados com esta dádiva tão preciosa.
Intercedei, ó São Gilberto, pela paz em nosso espírito.
Amém!"



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Oração a São Gilberto pela libertação das mágoas



"Óh, doce e amigo São Gilberto, tu que foste humilhado e na tua humilhação aprendeste a resignação, nós te pedimos a graça de nossa libertação de todas as mágoas que trazemos em nosso coração, ferido por tantas situações que causaram dor e sofrimento.
Intercedei por nós junto do Pai, rico em misericórdia, para que sejamos curados de todos estes sentimentos que nos machucam e não nos permitem vislumbrar a beleza da vida interior tão desejada pelo Senhor Jesus.
Tu, ó amigo dos homens enfraquecidos, que superaste todas as tuas adversidades, ajudai-nos também a nós, embora frágeis e débeis, a alcançarmos a libertação que tanto necessitamos.
Vinde, ó São Gilberto, vinde em favor de nossa miséria humana e ajudai-nos a viver com o coração semelhante ao coração de Jesus Cristo.
Amém!"




sexta-feira, 14 de setembro de 2012

São Gilberto e o mistério da Cruz

          

           A cruz está estreitamente ligada à Paixão de Cristo e à nossa salvação. É o símbolo mais eloqüente do amor de Deus por nós. A cruz venceu a morte e nos deu a vida eterna. Por esse motivo é justo que seja celebrada, exaltada e venerada por todos nós.
           A Exaltação da Santa Cruz leva à nossa reflexão de o quanto Deus nos amou em seu Filho permitindo-o a subir nela e nos garantir a vida. Ela tornou-se a árvore da vida. A árvore que anulou a primeira árvore no jardim que nos trouxe a ruína.
           Segundo São João o título Filho do Homem está ligado ao modelo de “subida-descida”: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem” (Jo. 3,13). 
           Só existe um que “subiu” aos céus, porque primeiro veio de lá: o “Filho do Homem”. Somente ele pode trazer a revelação divina porque tem sua origem no céu. E o Filho do Homem só pode ser Jesus de Nazaré. Só Jesus é o revelador e o enviado de Deus.
           E Jesus acrescenta: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que seja levantado o Filho do Homem, a fim de que todo aquele que crer tenha nele a vida eterna” (Jo 3, 14-15).
            No deserto o povo se revoltou e murmurou contra Deus e contra Moisés (Nm 21,4-9). Então Deus mandou serpentes venenosas que mordiam e muitos israelitas morreram. O povo, arrependido, suplicou a Moisés: “Roga a Deus que nos livre das serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo e, inspirado por Deus, elevou uma serpente de bronze. Aquele que fosse mordido se olhasse para ela seria salvo.
            Para São Gilberto esta festa está muito ligada à sua vida porque foi neste dia, 14 de setembro, Exaltação da Santa Cruz que ele recebeu das mãos do Papa Beato Eugênio III a aprovação dos Estatutos de Sempringham. Assim, a sua ordem está intimamente ligada ao mistério da cruz do Senhor. 
             É a partir deste mistério que ele também vai comungar com o seu abraçar a cruz, como todo aquele que deseja seguir a Cristo mais de perto, está convidado pelo próprio Jesus a abraçar a sua cruz a cada dia. Como no antigo Israel, hoje somos motivados a vislumbrar na cruz a nossa vitória.
            Assim, a serpente erguida no deserto simboliza o Cristo elevado na cruz, que salva da morte do pecado. “Pois Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (Jo 3, 17). 
            Quantas vezes caminhando nós, pelo deserto deste mundo, somos picados pelas serpentes do mal que são os nossos pecados: o egoísmo, a avareza, a sensualidade, a ânsia do poder, a falta de caridade, as nossas omissões...
            Que pela intercessão de São Gilberto possamos a cada dia olhar para o grande sinal de nossa salvação e ver nele que o nosso chamado é cumprir em nossa vida a vocação que o Senhor nos concedeu: a nossa santificação.



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Rogos a São Gilberto

        

        Rogos são súplicas ou preces oferecidas em favor de alguém pela intercessão de alguém que já alcançou a graça de bem-aventurada vida eterna em Jesus Cristo, o Salvador.
         Estes rogos são pequenas preces que fazemos e acrescentamos segundo as nossas necessidades. Cada rogo tem o caráter de uma súplica que, através da ação do Espírito Santo, assume o caráter de intercessão, de louvor e de bençãos.
          Os rogos que apresentamos pela intercessão de São Gilberto nos ajudam a ficar mais na presença amorosa de Deus e nos faz intercessores pelas mais variadas situações de vida.


          Elevemos a Deus, pela intercessão de São Gilberto, os nossos rogos:
  1. Pai amoroso e cheio de bondade, pela intercessão de vosso servo São Gilberto, nós queremos suplicar as graças necessárias sobre todos aqueles que ainda não conhecem o amor e a salvação em Jesus Cristo. Roguemos ao Senhor: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos.
  2. Deus clemente e pleno de misericórdia, pela intercessão de vosso servo São Gilberto, nós queremos suplicar em favor de toda a vossa Igreja, espalhada pelo mundo inteiro, que ela seja fortalecida em vosso amor e pelo poder do Espírito Santo possa chegar a todos os que aguardam a Boa Nova do vosso Filho. Roguemos ao Senhor: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos.
  3. Pai santo e justo, pela intercessão de vosso servo São Gilberto, nós suplicamos por todas as crianças que não foram desejadas pelos seus, e, que abortadas, sejam libertadas do poder do mal e que mereçam pela vossa compaixão herdar o reino de Jesus, roguemos ao Senhor: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos.
  4. Deus santo, Deus forte, Deus imortal, vos suplicamos pela intercessão de vosso servo São Gilberto por todos os líderes políticos e pelas nações, que a paz e a concórdia possam reinar em nossos dias e que possamos todos gozar de liberdade de culto, roguemos ao Senhor: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos.
  5. Senhor de comunhão e unidade, pela intercessão de vosso servo fiel São Gilberto, nós vos rogamos pelas nossas comunidades, reunidas em torno da Mesa da Palavra e da Mesa da Eucaristia, para que, sustentados em nossa fé possamos melhor reponder ao nosso chamado para sermos testemunhas de Jesus Cristo, roguemos ao Senhor: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos.
          Assim, é possível ir acrescentando os nossos rogos pela intercessão de São Gilberto.

Mensagem e Orações

Oração a São Gilberto pela cura interior



"Querido amigo e intercessor São Gilberto de Sempringham, tu que foste na vida curado de suas emoções interiores quando foste rejeitado pelo teu pai e muitas vezes ridicularizado pelos empregados de tuas terras, volvei o teu olhar de compaixão pela minha miséria e dor, marcada fortemente pelos sentimentos mais negativos de abandono e de humilhação.
Intercedei junto a Jesus Cristo, nosso médico, pela graça de ser curado em meu interior de todas as sequelas deixadas por sofrimentos atrozes que a vida me apresentou; cuidai de mim para que seja libertado de toda angústia que aflija minha alma, meu coração, minha mente e meus sentimentos.
Favorecei os favores que necessito para render louvores e graças a Deus pela minha vida e pelo olhar de carinho e ternura que preciso experimentar agora na minha existência humana.
Aspergi-me, ó Senhor, e serei salvo e curado de todas as dores do meu interior e concedei-me pela intercessão de vosso servo, o presbítero e confessor, São Gilberto, pela vida nova que anseio ardentemente viver e ser sinal de vossa bondade e misericórdia. Amém!"



Significado dos nomes Gilberto e Sempringham

             
 
               


                  Sempringham, com as raízes celtas e saxônicas significa:
                           Celta: se significa seis
                                      te significa culto
                                      pin significa cabeça ou colina
                                      ge significa cerco
                           Anglo-saxão: stepn significa a voz, uma tribo ou raça
                  Assim, Sempringham significa: um cerco ou um lugar de encontro de uma tribo que consiste de seiscentas cabeças.
                           Latim: semper significa sempre
                  Gilberto, da interpretação de seu nome:
                                       gila significa, em hebraico, o que passa de um lugar para outro
                                       ber significa poço, ou um buraco, também derivado do hebraico
                                       tus palavra latina que significa doce resina, que colocamos no incenso quando se oferece um culto especial a Deus.
                   Assim, Gilberto significa o homem que caminhou aqui na terra e que passou do poço para um doce sabor.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Pedindo a São Gilberto pela reconciliação com os inimigos



"Deus santo, Deus forte, Deus imortal, nós vos louvamos e vos bendizemos pelas vossas maravilhas e pela vossa infinita bondade e amor para com todas as pessoas e, em nome de Jesus Cristo, vosso amado Filho que veio nos reconciliar convosco e pela intercessão de vosso servo fiel, São Gilberto de Sempringham, nós vos suplicamos a graça da reconciliação com os nossos inimigos, com as pessoas que nos machucaram e que não nos agradam a sua companhia.
Pedi, pedi por nós, ó servo de Deus, para que seja quebrada toda forma de inimizade em nossos corações, para que sejamos dignos de viver como filhos amados e irmãos entre nós apesar de todas as nossas diferenças e incapacidades de acolhimento do outro em nossa vida e em nosso coração.
Intercedei, ó São Gilberto pelos nossos inimigos e dai-nos a alegria de um dia podermos vencer as nossas barreiras.
Amém!"





São Gilberto e o seu espírito de renúncia

       

          Jesus ao chamar seus discípulos para seu seguimento alertou que para seguí-lo é necessário a renúncia de si mesmo, o abraçar a cruz e ir atrás dele (cf. Lc. 9,23). Todos os santos, ou seja, os batizados, que radicalmente optaram por este caminho tiveram, sem sombras de dúvidas, entrarem pela renúncia de si mesmos.
           São Gilberto de Sempringham também optou por este caminho: seguir a Cristo mais de perto e por ele dar a sua vida em favor do anúncio do Reino do Senhor. Para que esta escolha seja confirmada na fé e na vida, o próprio Senhor alerta: "Porque quem quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, irá salvá-la" (Lc. 9, 24).
             A vida para os santos só tem sentido se for para ser doada em favor dos outros, renunciando a sua própria vontade para que o Senhor seja o Absoluto e o único. Assim, foi também a experiência de São Gilberto: preferiu perder a sua vida para ganhá-la plenamente no amor de Jesus.
            A dinâmica do chamado é fascinante: perder a vida para aquilo que  dá sentido e compreensão maior da própria existência do que seguir por um caminho de conquistar coisas que não realizam o ser humano em sua essência. Pois, o próprio Jesus continua: "que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder-se a si mesmo?" (Lc. 9,25)
             São Gilberto preferiu perder a vida neste mundo para ganhá-la em plenitude na eternidade. Preferiu entrar pela porta estreita de sua escolha para que a sua vida tivesse uma razão de ser e existir.
             Que São Gilberto nos ajude a todos no discipulado de Jesus Cristo, que possamos a cada dia aprender a fazer nossas renúncias necessárias para que, livres, possamos dar o nosso sim incondicional ao Salvador.
           

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Oração a São GIlberto pela libertação das maldições


"Óh glorioso São Gilberto de Sempringham, tu que agradaste a Deus pela tua vida reta e justa, nos caminhos da santidade em que trilhaste, eu te peço em meu favor para que, diante de Deus Pai Todo Poderoso, possa interceder por mim para que eu seja libertado de todas as opressões que tenho sofrido em minha vida por força de palavras duras e más que trouxeram a mim sofrimentos e dores.
Intercedei para que livre eu possa viver minha vida segundo o projeto de Deus para mim.
Intercedei para que eu seja libertado do jugo da escravidão que as palavras ditas, que me ofenderam e marcaram minha alma, sejam desfeitas e, eu restaurado possa proclamar as maravilhas de Deus em meu ser.
Ajudai-me, ó servo fiel São Gilberto e, assim minha vida será um hino de louvor à Divina Majestade.
Favorecei por mim as graças necessárias para que eu seja também como tu: testemunha do poder salvífico do Senhor.
Amém!"




terça-feira, 4 de setembro de 2012

Responsório de São Gilberto de Sempringham

              

             O responsório é uma forma de canto litúrgico onde o solista vai entoando os versos e o coro responde. Daí o seu nome.  É um louvor que se faz e com o coração se abre ao amor de Deus que nos conduz pelos caminhos da santidade. 
              O responsório de São Gilberto é um convite a percorrer de forma simples pelos caminhos da confiança de sua proteção e auxílio nos mais variados casos de necessidades físicas, materiais, espirituais ou morais. 
              Pode-se fazer a qualquer momento seu responsório. 


Responsório de São Gilberto


1. Se desejas no perigo um auxílio poderoso encontrarás invocando a São Gilberto glorioso.
R. Sempre benigno socorre nos momentos dolorosos e nos presta alívio acalmando o nosso coração atribulado.

2. Quem seu patrocínio implora nunca será desprezado seja ele o nosso intercessor que nos livre do pecado e da morte eterna.
R. Sempre benigno socorre nos momentos dolorosos e nos presta alívio acalmando o nosso coração atribulado.

3. Quem sob sua guia pode perder a fé no Senhor Jesus, seja ele nosso intercessor que nos auxilie em nossa meta de vida.
R. Sempre benigno socorre nos momentos dolorosos e nos presta alívio acalmando o nosso coração atribulado.

4. Quem confiastes a cura do corpo e da alma sendo conduzido ao Cristo, doce Pastor das almas, socorrei-nos em nossas fraquezas espirituais.
R. Sempre benigno socorre nos momentos dolorosos e nos presta alívio acalmando o nosso coração atribulado.

5. Sede, pedimos protetor em nossa luta de conversão; sede nosso amigo intercessor diante das mazelas desta vida, auxiliai-nos na penitência.
R. Sempre benigno socorre nos momentos dolorosos e nos presta alívio acalmando o nosso coração atribulado.


6.  Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Sempre benigno socorre nos momentos dolorosos e nos presta alívio acalmando o nosso coração atribulado.

V. Rogai por nós, São Gilberto !
R. Para que sejamos dignos de alcançar as promessas de Cristo.

 

Oremos:


Oh! Deus, que fizestes admirável ao Bem Aventurado Gilberto de Sempringham, vosso presbítero e  confessor, em livrar os vossos fiéis da escravidão das ciladas do mundo e de suas fascinações, concedei-nos pela sua intercessão, que, livres dos pecados, cumpramos com verdadeira sabedoria e discernimento tudo aquilo que vos é agradável.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Coroa de São Gilberto




1. Sinal da Cruz

Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo, Amém

2. Oração


Excelso protetor, ó glorioso São Gilberto de Sempringham, remédio para todas as aflições. Volvei o vosso olhar pleno de misericórdia e de bondade sobre os meus padecimentos! Em honra do Sacratíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e de suas Santas Chagas, intercedei por mim junto de nosso Divino Salvador, para que me seja dada a graça que nesta angústia vos imploro.

(faça seu pedido, para a glória de Deus e a salvação da sua própria alma ou dos que lhe são caros)

Milagroso São Gilberto, rogai por mim, favorecei minha súplica, vós que podeis interceder em  todas as dificuldades, que sois o santo amigo de Deus e de toda a humanidade, que por vossas sublimes virtudes tudo conseguis em nosso benefício; volvei um olhar generoso a esta aflita criatura que recorre vossa piedade. Ajudai-me, patrocinai minha causa: daí-me remédio e amparo nas minhas aflições; socorrei-me e defendei-me em todos os perigos da alma e do corpo! Amém.

3- Coroa

Rezar com devoção a São Gilberto e com confiança em sua proteção:

01 Pai nosso em adoração ao Deus Único
03 Ave Marias em adoração ao Deus Trino
03 Ave Marias em honra da Virgem Maria
01 Pai nosso em honra do glorioso São José
03 Ave Marias em honra de São Gilberto

Ao final, orar:

São Gilberto de Sempringham, rogai por mim, agora e na hora de minha morte, para que eu possa alcançar em Jesus Cristo a minha salvação.







sábado, 1 de setembro de 2012

Oração pedindo a intimidade do Amor de Deus


Pai querido, pela força do Espírito Santo, nós vos pedimos, pela intercessão de vosso servo São Gilberto de Sempringham a graça de mergulhar no Vosso Mistério de Amor, revelado em Jesus de Nazaré. Concedei-nos o discernimento necessário  e consciência amorosa para celebrar nossa fé e, reunidos em comunidade e alimentados pelos Sacramentos, buscar novos caminhos para a humanidade, enquanto aguardamos a Páscoa definitiva. Concedei-nos a vigilância para que enquanto peregrinos neste mundo sejamos portadores de uma Boa Notícia àqueles que anseiam pela vida que está somente em Vós.  Amém.